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O lugar da investigação na formação de professores

dc.contributor.authorPereira, Cristina
dc.date.accessioned2011-08-02T16:21:10Z
dc.date.available2011-08-02T16:21:10Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractA formação de educadores e professores surge como um vector estratégico indispensável para operar mudanças de diversa natureza no domínio da educação e, por extensão, no domínio das concepções de profissão e de profissionalismo docente. O actual Regime Jurídico de Habilitação Profissional para a Docência (Decreto-Lei nº 43/2007) surgiu no contexto de reorganização do Ensino Superior ao Processo de Bolonha. Este documento, ao situar a formação profissional dos Educadores de Infância e dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico ao nível do 2º Ciclo de Formação (Mestrado), pode contribuir para um reforço no reconhecimento da importância destes actores na promoção de um desenvolvimento de qualidade, tão necessário à sociedade portuguesa, mas remete, essencialmente, para a necessidade de uma formação inicial exigente e de qualidade. Outro aspecto a merecer destaque neste Decreto-Lei relaciona-se com a possibilidade do desempenho profissional se estender a dois ciclos de ensino. Esta maior abrangência, para além de tornar possível a mobilidade dos docentes entre os níveis e ciclos de ensino, permitirá, entre outros aspectos, o acompanhamento dos alunos pelos mesmos docentes por um período de tempo mais alargado, favorecendo uma dinâmica de articulação das aprendizagens entre os diferentes ciclos de ensino. Tendo como pano de fundo este contexto, a presente comunicação propõe-se apresentar e analisar alguns dos fundamentos que estiveram na base da organização curricular do Ciclo de Estudos de Mestrado em Educação Pré-Escolar e em 1º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação de Castelo Branco (ESECB), merecendo-nos uma análise mais detalhada a integração da componente de formação em investigação educacional na área de iniciação à prática profissional. Esta opção teve como objectivo primordial formar especialistas interventivos, conscientes do valor e das potencialidades da sua área de formação e com potencial para fundamentar as suas opções no contacto com a realidade pedagógica. Valoriza-se, deste modo, o desenvolvimento de projectos de intervenção numa linha de investigação-acção, no contexto da prática de ensino supervisionada.por
dc.identifier.citationPEREIRA, Cristina (2009) - O lugar da investigação na formação de professores. In X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação , Bragança, 30 de Abril – Investigar, Avaliar e Descentralizar. Instituto Politécnico de Bragança.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/788
dc.language.isoporpor
dc.subjectFormação de educadores/professorespor
dc.subjectOrganização curricularpor
dc.subjectInvestigação e prática pedagógicapor
dc.titleO lugar da investigação na formação de professorespor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceInstituto Politécnico de Bragançapor
oaire.citation.titleX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educaçãopor
person.familyNamegonçalves Pereira
person.givenNameCristina
person.identifier.orcid0000-0002-1295-3541
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublicationde00ce14-da4f-445d-abc5-66f51b4b5c41
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