Publication
Criança - Infância portuguesa nos dicionários e discursos socioeducativos e jurídicos (séc. XIX-XX)
dc.contributor.author | Martins, Ernesto Candeias | |
dc.date.accessioned | 2021-09-20T09:15:41Z | |
dc.date.available | 2021-09-20T09:15:41Z | |
dc.date.issued | 2021-08-18 | |
dc.description.abstract | O estudo histórico-educativo analisa conceções da criança/infância portuguesa existentes em dicionários e discursos júrídico-sociais e educativos, no período do séc. XIX e inícios do XX, com uma referência à ’outra infância’, aquela que se encontrava fora das normas ou à margem da sociedade. Norteados por uma metodologia hermenêutica analisaremos essas conceções, sabendo que não há uma só criança ou uma só infância, mas sim crianças/infâncias diferenciadas e transformadas pelas circunstâncias e imposições sociais de cada época. Os objetivos diluem-se nos três pontos do texto: compreender os significados etimológicos/conceções nos dicionários sobre a criança/infância; analisar a conceção e nomenclaturas da ‘outra infância’; aprofundar o sentido de ‘outra infância’ nos discursos jurídico-sociais e educativos sobre a sua proteção e as medidas de intervenção. A criança/infância são construções sociais pertencentes a um tempo sociohistórico e cultural e duma sociedade, que originaram enfoques e valorizações para a História (Social) da Infância ou da Educação. | pt_PT |
dc.description.abstract | The historical-educational study analyses conceptions of the Portuguese child/childhood existing in dictionaries and juridical-social and educational discourses, in the 19th century and early 20th, with a reference to the 'other childhood', that which was outside the norms or outside society. Based on a hermeneutic methodology, we will analyse these conceptions, knowing that there is not a single child or a single childhood, but children/childhoods differentiated and transformed by the circumstances and social impositions of each epoch. The objectives are diluted in the of three methodology points of the text: to understand the etymological meanings/conceptions in the dictionaries about the child/childhood; analyse the design and nomenclatures of 'another childhood'; to deepen the sense of 'another childhood' in the legal-social and socio-educatio-nal discourses about its protection and intervention measures. The child/childhood are social constructions belonging to a sociohistorical and cultural time and of a society, which originated approaches and values for the (Social) History of Childhood or Education. | pt_PT |
dc.description.abstract | El estudio histórico-educativo analiza las concepciones del niño/infancia portuguesa existentes en diccionarios y discursos jurídico-sociales y educativos, en el siglo XIX y principios del XX, con una referencia a la ‘otra infancia’, la que estaba fuera de las normas o de la sociedad. Basándonos en una metodología hermenéutica, abordaremos esas concepciones, sabiendo que no hay un solo niño o una sola infancia, sino niños/infancias diferenciados y transforma-dos por las circunstancias e imposiciones sociales de cada época. Los objetivos se diluyen en los tres puntos del texto: comprender los significados etimológicos o concepciones en los diccio-narios sobre niño/infancia; analizar concepción y nomenclaturas de otra infancia; profundizar el sentido de otra infancia en los discursos jurídico-sociales y socioeducativos, las medidas de protección y de intervención. Niño/infancia son construcciones sociales pertenecientes a un tiempo histórico y cultural de una sociedad, que originó enfoques y valores para la Historia (Social) de la Infancia o de la Educación. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | CeiED da ULHT; FCT ; Instituto Politécnico de Castelo Branco | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Martins, E. Candeias (2021) - Criança − Infância portuguesa nos dicionários e discursos socioeducativos e jurídicos (Séc. XIX-XX). Revista Educação Em Questão, 59(60), p. 1-23. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60ID25075 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60ID25075 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/7668 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Editora UFRN -Natal - Brasil | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/25075 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Conceção de criança e infância | pt_PT |
dc.subject | Outra infância | pt_PT |
dc.subject | Representação social | pt_PT |
dc.subject | Discurso socioeducativo e jurídico | pt_PT |
dc.subject | Child and childhood conception | pt_PT |
dc.subject | The Other' childhood | pt_PT |
dc.subject | Social representation | pt_PT |
dc.subject | Socio-educacional and legal discourse | pt_PT |
dc.subject | Concepción del niño e infancia | pt_PT |
dc.subject | Otra infancia | pt_PT |
dc.subject | Representación social | pt_PT |
dc.subject | Discurso socioeducativo y jurídico | pt_PT |
dc.title | Criança - Infância portuguesa nos dicionários e discursos socioeducativos e jurídicos (séc. XIX-XX) | pt_PT |
dc.title.alternative | Child − Portuguese childhood in the dictionaries and socio-educational and legal discourses (19th century and 20th century) | pt_PT |
dc.title.alternative | Niño − Infancia portuguesa en los diccionarios y discursos socioeducativos y jurídicos (Siglo XIX y parte del XX) | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | UFRN - Natal - Brasil | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 23 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 60 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Educação em Questão | pt_PT |
oaire.citation.volume | 59 | pt_PT |
person.familyName | Martins | |
person.givenName | Ernesto Candeias Martins | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4841-1215 | |
person.identifier.scopus-author-id | 47561931300 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- EDUCAÇÃOemQuestão_Criança_Rev 2021_CriançaInfância portuguesa nos dicionários e discursos socioeducativos e jurídicos.pdf
- Size:
- 8.6 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format