Repository logo
 
Publication

Criança - Infância portuguesa nos dicionários e discursos socioeducativos e jurídicos (séc. XIX-XX)

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2021-09-20T09:15:41Z
dc.date.available2021-09-20T09:15:41Z
dc.date.issued2021-08-18
dc.description.abstractO estudo histórico-educativo analisa conceções da criança/infância portuguesa existentes em dicionários e discursos júrídico-sociais e educativos, no período do séc. XIX e inícios do XX, com uma referência à ’outra infância’, aquela que se encontrava fora das normas ou à margem da sociedade. Norteados por uma metodologia hermenêutica analisaremos essas conceções, sabendo que não há uma só criança ou uma só infância, mas sim crianças/infâncias diferenciadas e transformadas pelas circunstâncias e imposições sociais de cada época. Os objetivos diluem-se nos três pontos do texto: compreender os significados etimológicos/conceções nos dicionários sobre a criança/infância; analisar a conceção e nomenclaturas da ‘outra infância’; aprofundar o sentido de ‘outra infância’ nos discursos jurídico-sociais e educativos sobre a sua proteção e as medidas de intervenção. A criança/infância são construções sociais pertencentes a um tempo sociohistórico e cultural e duma sociedade, que originaram enfoques e valorizações para a História (Social) da Infância ou da Educação.pt_PT
dc.description.abstractThe historical-educational study analyses conceptions of the Portuguese child/childhood existing in dictionaries and juridical-social and educational discourses, in the 19th century and early 20th, with a reference to the 'other childhood', that which was outside the norms or outside society. Based on a hermeneutic methodology, we will analyse these conceptions, knowing that there is not a single child or a single childhood, but children/childhoods differentiated and transformed by the circumstances and social impositions of each epoch. The objectives are diluted in the of three methodology points of the text: to understand the etymological meanings/conceptions in the dictionaries about the child/childhood; analyse the design and nomenclatures of 'another childhood'; to deepen the sense of 'another childhood' in the legal-social and socio-educatio-nal discourses about its protection and intervention measures. The child/childhood are social constructions belonging to a sociohistorical and cultural time and of a society, which originated approaches and values for the (Social) History of Childhood or Education.pt_PT
dc.description.abstractEl estudio histórico-educativo analiza las concepciones del niño/infancia portuguesa existentes en diccionarios y discursos jurídico-sociales y educativos, en el siglo XIX y principios del XX, con una referencia a la ‘otra infancia’, la que estaba fuera de las normas o de la sociedad. Basándonos en una metodología hermenéutica, abordaremos esas concepciones, sabiendo que no hay un solo niño o una sola infancia, sino niños/infancias diferenciados y transforma-dos por las circunstancias e imposiciones sociales de cada época. Los objetivos se diluyen en los tres puntos del texto: comprender los significados etimológicos o concepciones en los diccio-narios sobre niño/infancia; analizar concepción y nomenclaturas de otra infancia; profundizar el sentido de otra infancia en los discursos jurídico-sociales y socioeducativos, las medidas de protección y de intervención. Niño/infancia son construcciones sociales pertenecientes a un tiempo histórico y cultural de una sociedad, que originó enfoques y valores para la Historia (Social) de la Infancia o de la Educación.pt_PT
dc.description.sponsorshipCeiED da ULHT; FCT ; Instituto Politécnico de Castelo Brancopt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMartins, E. Candeias (2021) - Criança − Infância portuguesa nos dicionários e discursos socioeducativos e jurídicos (Séc. XIX-XX). Revista Educação Em Questão, 59(60), p. 1-23. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60ID25075pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60ID25075pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7668
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEditora UFRN -Natal - Brasilpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/25075pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectConceção de criança e infânciapt_PT
dc.subjectOutra infânciapt_PT
dc.subjectRepresentação socialpt_PT
dc.subjectDiscurso socioeducativo e jurídicopt_PT
dc.subjectChild and childhood conceptionpt_PT
dc.subjectThe Other' childhoodpt_PT
dc.subjectSocial representationpt_PT
dc.subjectSocio-educacional and legal discoursept_PT
dc.subjectConcepción del niño e infanciapt_PT
dc.subjectOtra infanciapt_PT
dc.subjectRepresentación socialpt_PT
dc.subjectDiscurso socioeducativo y jurídicopt_PT
dc.titleCriança - Infância portuguesa nos dicionários e discursos socioeducativos e jurídicos (séc. XIX-XX)pt_PT
dc.title.alternativeChild − Portuguese childhood in the dictionaries and socio-educational and legal discourses (19th century and 20th century)pt_PT
dc.title.alternativeNiño − Infancia portuguesa en los diccionarios y discursos socioeducativos y jurídicos (Siglo XIX y parte del XX)pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUFRN - Natal - Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage23pt_PT
oaire.citation.issue60pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleRevista Educação em Questãopt_PT
oaire.citation.volume59pt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
EDUCAÇÃOemQuestão_Criança_Rev 2021_CriançaInfância portuguesa nos dicionários e discursos socioeducativos e jurídicos.pdf
Size:
8.6 MB
Format:
Adobe Portable Document Format