Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Os caminhos da historiografia educativa portuguesa : da história á educação

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Os caminhos da historiografia.pdf16.18 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Os caminhos e as tendências da historiografia educativa portuguesa, no período contemporâneo, retractam as características significativas da evolução da educação e da escola nos séculos XIX-XX. O autor realiza uma abordagem à historiografia educativa do ensino e da escola pública, cujo desenvolvimento regeu-se por três condicionalismos: o discurso legalista, político e normalista (legislação e intervenções políticas nos órgãos); a explicação pedagógica da realidade educativa; e as condições estruturais da educação e da escola oficial. As resistências às mudanças educativas ficaram marcadas pelo analfabetismo, pelos níveis percentuais de escolaridade, pelo insucesso e abandono escolar, pela formação e estatuto dos professores e, ainda pela política de centralização e descentralização do ensino.

Description

Keywords

Historiografia educativa Escola pública Escolaridade e formação de professores

Pedagogical Context

Citation

MARTINS, Ernesto (2004) - Os caminhos da historiografia educativa portuguesa: da história á educação. História da Educação. ISSN 1414-3518. Vol. 8, nº 16 (Setembro), p. 25-44.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

ASPHE (Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação)

CC License