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Abstract(s)
Os caminhos e as tendências da historiografia educativa portuguesa, no período contemporâneo, retractam as características significativas da evolução da educação e da escola nos séculos XIX-XX. O autor realiza uma abordagem à historiografia educativa do ensino e da escola pública, cujo desenvolvimento regeu-se por três condicionalismos: o discurso legalista, político e normalista (legislação e intervenções políticas nos órgãos); a explicação pedagógica da realidade educativa; e as condições estruturais da educação e da escola oficial. As resistências às mudanças educativas ficaram marcadas pelo analfabetismo, pelos níveis percentuais de escolaridade, pelo insucesso e abandono escolar, pela formação e estatuto dos professores e, ainda pela política de centralização e descentralização do ensino.
Description
Keywords
Historiografia educativa Escola pública Escolaridade e formação de professores
Pedagogical Context
Citation
MARTINS, Ernesto (2004) - Os caminhos da historiografia educativa portuguesa: da história á educação. História da Educação. ISSN 1414-3518. Vol. 8, nº 16 (Setembro), p. 25-44.
Publisher
ASPHE (Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação)
