Repository logo
 
Publication

Memorization of brand marks in short-term

dc.contributor.authorValente, João Pedro
dc.contributor.authorLaginha, Catarina
dc.contributor.authorRaposo, Daniel
dc.date.accessioned2018-09-26T11:41:31Z
dc.date.available2018-09-26T11:41:31Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo compreender o processo de memorização das Marcas gráficas (logótipo e símbolo), particularmente, revelando a relação entre os parâmetros de rastreamento ocular e a memorização de marca de curto prazo. Desenho / metodologia / abordagem - O estudo foi realizado online através da ferramenta BrainAnswer, utilizando um sistema de rastreio ocular e um questionário, com 63 consumidores portugueses de azeite. Foi pedido aos consumidores que visualizassem um painel de 15 Marcas gráficas de azeite, seguido de um processo de distração, após o qual lhes foi pedido que identificassem as Marcas gráficas agora misturadas com outras. Os resultados mostram que é possível estabelecer uma correlação entre o processo de memorização de Marcas gráficas a curto prazo e: o Glances r (-0,375), as últimas visualizações r (0,4929), o maior tempo médio de fixação r (-0,28954), Grande variação no tamanho de fixação r (0,21626) e fixações mais longas r (0,21626), como podemos detectar no r de Spearman. Não foi identificada nenhuma correlação entre a seqüência de visualização e o processo de memória. A sequência de visualização é estatisticamente significativa considerando o processo de leitura ocidental.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT : This study aims to understand the process of memorization of Brand marks particularly, revealing relation between eye-tracking parameters and short-term memorization of Brand marks (logotype and symbol). Design/methodology/approach – The study was conducted online through BrainAnswer tool, using eye-tracker and questionnaire, with 63 Portuguese olive oil consumers. Consumers were asked to visualize a 15 olive oil brands marks panel, followed by a distraction process after which they were asked to identify the sawed Brand marks now mixed with others. The results show that it’s possible to establish a correlation between the process of short-term memorization of Brand marks and: the Glances r(-0,375), latest views r(0,4929), Higher average fixation time r(-0.28954), large variation in fixation size r(0.21626) and more longer fixations r(0.21626), like we can detect in Spearman's r. It wasn’t identified any correlation between the visualization sequence and the memory process. The visualization sequence is statistically significant with the occidental reading process.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationVALENTE, J.P. ; LAGINHA, C. ; RAPOSO, D. (2017) - Memorization of brand marks in short-term. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. IX, nº 18.pt_PT
dc.identifier.issn1646 - 9054
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6217
dc.language.isoengpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIPCB. ESARTpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://convergencias.esart.ipcb.ptpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMarca gráficapt_PT
dc.subjectEye trackingpt_PT
dc.subjectNeuromarkept_PT
dc.subjectLogótipopt_PT
dc.subjectSímbolopt_PT
dc.subjectMemorizaçãopt_PT
dc.subjectSector agro-alimentarpt_PT
dc.subjectBrand markspt_PT
dc.subjectLogotypept_PT
dc.subjectSymbolpt_PT
dc.subjectMemorabilitypt_PT
dc.subjectAgri-food sectorpt_PT
dc.titleMemorization of brand marks in short-termpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopt_PT
oaire.citation.endPage8pt_PT
oaire.citation.issue18pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleConvergências : Revista de Investigação e Ensino das Artespt_PT
oaire.citation.volumeIXpt_PT
person.familyNameRaposo Martins
person.givenNameDaniel
person.identifier.ciencia-id6911-9356-139E
person.identifier.orcid0000-0002-7818-7325
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication2169b67a-e98c-495c-8f57-e03b446e6d07
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2169b67a-e98c-495c-8f57-e03b446e6d07

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Memorization.pdf
Size:
744 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: