Repository logo
 
Publication

Interação entre contextos formais e não formais na prática de futuros professores - perceções sobre desenvolvimento profissional e inovação didática

dc.contributor.authorJorge, Fátima
dc.contributor.authorPaixão, Fátima
dc.date.accessioned2023-03-29T07:55:38Z
dc.date.available2023-03-29T07:55:38Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractO estudo apresentado tem como objetivo analisar a perceção de futuros professores sobre o seu desenvolvimento profissional e inovação didática. Recorremos à análise documental de catorze relatórios finais de estágio produzidos no âmbito de um curso de formação de professores para o 1.º Ciclo do Ensino Básico (6-10 anos), com especial enfoque na análise das reflexões produzidas sobre o potencial da interação entre a sala de aula e contextos não-formais. A análise de conteúdo das reflexões foi realizada com base na definição prévia de subcategorias para as duas categorias estabelecidas - desenvolvimento profissional e inovação didática. Os resultados apontam que proporcionar aos futuros professores a oportunidade de desenvolverem um trabalho de iniciação à investigação, estabelecendo a ligação entre a escola e um contexto não formal do meio próximo, se reflete de forma muito positiva no seu desenvolvimento profissional, particularmente, ao nível da assunção de uma perspetiva reflexiva sobre a prática e da descentração do foco de atenção de si próprios para as crianças. Igualmente, no que se refere à inovação didática, há evidências da valorização da aprendizagem dos alunos na interação entre contextos formais e não-formais bem como da apropriação de uma perspetiva de integração curricular.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: The presented study aims to analyze the perception of future teachers about their professional development and didactic innovation. In methodological terms, we use documentary analysis, and our corpus of analysis are fourteen practicum reports under a teacher education course for the 1st Cycle of Basic Education (6-10 years), with special focus on the analysis of the reflections produced on the potential of the interaction between the classroom and non-formal contexts. We used content analysis, based on the previous definition of subcategories for the two established categories (professional development and didactic innovation). The results indicate that providing future teachers with the opportunity to develop an initiation work to research, establishing the link between the school and a non-formal context of the environment close, is reflected very positively in their professional development, particularly in the assumption of a reflexive perspective on the practice and the decentralization of the focus of attention of themselves to children. Similarly, with regard to didactic innovation, there is evidence of the valorization of students' learning in the interaction between formal and non-formal contexts as well as the appropriation of a perspective of curricular integration.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationJorge, F. R., Paixão, F. (2022). Interação entre contextos formais e não formais na prática de futuros professores - perceções sobre desenvolvimento profissional e inovação didática. In Américo Junior Dias da Silva (Org.), A educação enquanto fenômeno social e a superação das desigualdades sociais 2 (pp. 59-71). Atena Editora. https://doi.org/10.22533/at.ed.7112208028pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.22533/at.ed.7112208028pt_PT
dc.identifier.isbn978-65-5983-971-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8449
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAtenapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectFormação inicialpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectInovação didáticapt_PT
dc.subjectContextos não formaispt_PT
dc.subjectTeacher’s educationpt_PT
dc.subjectPre-service teacher’s educationpt_PT
dc.subjectProfessional developmentpt_PT
dc.subjectDidactic innovationpt_PT
dc.subjectNon-formal contextspt_PT
dc.titleInteração entre contextos formais e não formais na prática de futuros professores - perceções sobre desenvolvimento profissional e inovação didáticapt_PT
dc.title.alternativeInteraction between formal and non-formal contexts in the practice of future teachers - perceptions on professional development and didactic innovationpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePonta Grossa, Paranápt_PT
oaire.citation.endPage71pt_PT
oaire.citation.startPage59pt_PT
oaire.citation.volumeIIpt_PT
person.familyNameJorge
person.familyNamePaixão
person.givenNameFátima
person.givenNameFátima
person.identifier.ciencia-idE01D-2586-1040
person.identifier.ciencia-idDD12-8B3A-A2BE
person.identifier.orcid0000-0001-5122-8230
person.identifier.orcid0000-0002-8026-4633
person.identifier.scopus-author-id14828264600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationfe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436
relation.isAuthorOfPublication97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2022-cap-livro-Atena-jorge-paixao.pdf
Size:
318.2 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: