Repository logo
 
Publication

As representações das famílias de crianças frequentadoras do 1º ciclo do ensino básico com necessidades educativas especiais

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2015-05-12T14:32:01Z
dc.date.available2015-05-12T14:32:01Z
dc.date.issued2014-11
dc.description.abstractÉ importante a escola inclusiva e a família no apoio educativo ao desenvolvimento das crianças com necessidades educativas especiais, pois esse desenvolvimento poderá ser condicionado pela relação ‘escola-família’, pela formação dos professores, de modo a melhorarem a comunicação, a participação, a socialização relacional e o envolvimento dessas crianças em contexto de sala regular. O estudo realiza-se numa escola portuguesa do 1.º Ciclo do ensino básico, utilizando a metodologia do paradigma interpretativo, para compreender como se processa a relação educativa escola-família. Aplicaram-se as técnicas de recolha de dados, observação documental, natural e participante e a entrevista semiestruturada a dez famílias de filhos com necessidades educativas especiais. Analisaram-se os dados pela triangulação e análise de conteúdo, estabelecendo 6 categorias de análise interpretativa. Conclui-se que há necessidade de mudança da escola, melhor formação dos professores, melhoria nos apoios e recursos, capacitação dos pais para uma comunicação mais eficiente, um envolvimento e uma participação mais responsável.por
dc.description.abstractAbstract - The inclusive school and family are important for educational support to the development of children with special educational needs, because this develop-ment may be conditioned to the school-family relationship, to the training of teach-ers in order to improve communication, in order to improve communication, partici-pation, relational socialization and involvement of these children with regular learn-ing classes. The study takes place in a Portuguese school in the first Cycle of basic ed-ucation, using the methodology of interpretative paradigm, to understand how the educational relationship school-family occurs. We applied the techniques of data col-lection, documentary, natural and participant observation and the semi-structured interview with ten families of children with special educational needs. We analyzed the data by triangulation and content analysis, establishing 6 categories of interpre-tative analysis. We concluded that a change is necessary in schools, better training of teachers, improvement in resources and support, support and empower the parents to a more effective communication, involvement and a more responsible participa-tion.por
dc.identifier.citationMARTINS, Ernesto (2014) - As representações das famílias de crianças frequentadoras do 1º ciclo do ensino básico com necessidades educativas especiais. Revista Alpha. ISSN 1518-6792. Ano 15, n.º15, p. 154-170.por
dc.identifier.issn1518-6792
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/2814
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherPatos de Minas : UNIPAMpor
dc.subjectEscola inclusivapor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectNecessidades educativas especiaispor
dc.subjectEscola–famíliapor
dc.subjectEnsino básicopor
dc.subjectInclusive schoolpor
dc.subjectSpecial educationpor
dc.subjectSpecial educational needspor
dc.subjectSchool-familypor
dc.subjectBasic educationpor
dc.titleAs representações das famílias de crianças frequentadoras do 1º ciclo do ensino básico com necessidades educativas especiaispor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCentro Universitário de Patos de Minas (Brasil)por
oaire.citation.endPage170por
oaire.citation.startPage154por
oaire.citation.titleRevista Alphapor
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
As_representações_das_famílias.pdf
Size:
770.1 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: