Publication
As representações das famílias de crianças frequentadoras do 1º ciclo do ensino básico com necessidades educativas especiais
| dc.contributor.author | Martins, Ernesto Candeias | |
| dc.date.accessioned | 2015-05-12T14:32:01Z | |
| dc.date.available | 2015-05-12T14:32:01Z | |
| dc.date.issued | 2014-11 | |
| dc.description.abstract | É importante a escola inclusiva e a família no apoio educativo ao desenvolvimento das crianças com necessidades educativas especiais, pois esse desenvolvimento poderá ser condicionado pela relação ‘escola-família’, pela formação dos professores, de modo a melhorarem a comunicação, a participação, a socialização relacional e o envolvimento dessas crianças em contexto de sala regular. O estudo realiza-se numa escola portuguesa do 1.º Ciclo do ensino básico, utilizando a metodologia do paradigma interpretativo, para compreender como se processa a relação educativa escola-família. Aplicaram-se as técnicas de recolha de dados, observação documental, natural e participante e a entrevista semiestruturada a dez famílias de filhos com necessidades educativas especiais. Analisaram-se os dados pela triangulação e análise de conteúdo, estabelecendo 6 categorias de análise interpretativa. Conclui-se que há necessidade de mudança da escola, melhor formação dos professores, melhoria nos apoios e recursos, capacitação dos pais para uma comunicação mais eficiente, um envolvimento e uma participação mais responsável. | por |
| dc.description.abstract | Abstract - The inclusive school and family are important for educational support to the development of children with special educational needs, because this develop-ment may be conditioned to the school-family relationship, to the training of teach-ers in order to improve communication, in order to improve communication, partici-pation, relational socialization and involvement of these children with regular learn-ing classes. The study takes place in a Portuguese school in the first Cycle of basic ed-ucation, using the methodology of interpretative paradigm, to understand how the educational relationship school-family occurs. We applied the techniques of data col-lection, documentary, natural and participant observation and the semi-structured interview with ten families of children with special educational needs. We analyzed the data by triangulation and content analysis, establishing 6 categories of interpre-tative analysis. We concluded that a change is necessary in schools, better training of teachers, improvement in resources and support, support and empower the parents to a more effective communication, involvement and a more responsible participa-tion. | por |
| dc.identifier.citation | MARTINS, Ernesto (2014) - As representações das famílias de crianças frequentadoras do 1º ciclo do ensino básico com necessidades educativas especiais. Revista Alpha. ISSN 1518-6792. Ano 15, n.º15, p. 154-170. | por |
| dc.identifier.issn | 1518-6792 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/2814 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.publisher | Patos de Minas : UNIPAM | por |
| dc.subject | Escola inclusiva | por |
| dc.subject | Educação especial | por |
| dc.subject | Necessidades educativas especiais | por |
| dc.subject | Escola–família | por |
| dc.subject | Ensino básico | por |
| dc.subject | Inclusive school | por |
| dc.subject | Special education | por |
| dc.subject | Special educational needs | por |
| dc.subject | School-family | por |
| dc.subject | Basic education | por |
| dc.title | As representações das famílias de crianças frequentadoras do 1º ciclo do ensino básico com necessidades educativas especiais | por |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Centro Universitário de Patos de Minas (Brasil) | por |
| oaire.citation.endPage | 170 | por |
| oaire.citation.startPage | 154 | por |
| oaire.citation.title | Revista Alpha | por |
| person.familyName | Martins | |
| person.givenName | Ernesto Candeias Martins | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-4841-1215 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 47561931300 | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | article | por |
| relation.isAuthorOfPublication | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc |
