Publication
Educação para as emoções em alunos do ensino básico português: desenvolvimento das habilidades (socio)emocionais
| dc.contributor.author | Martins, Ernesto Candeias | |
| dc.date.accessioned | 2021-09-28T10:37:38Z | |
| dc.date.available | 2021-09-28T10:37:38Z | |
| dc.date.issued | 2021-09-18 | |
| dc.description.abstract | O estudo de teor qualitativo (estudo de caso) aborda no seu escopo as emoções e habilidades socioemocionais em alunos portugueses com dificuldades de aprendizagem de duas escolas do ensino básico com aplicação de um programa. Os objetivos foram: compreender como os alunos lidam com as emoções; analisar a relação das dificuldades de aprendizagem com o estado emocional; valorizar a educação para as emoções na escola; desenvolver inteligência emocional nos alunos. As técnicas de recolha de dados foram: entrevistas semiestruturadas; observação participante; intervenção; focus group; notas de campo. Os resultados mostraram melhoria nas relações, nas habilidades emocionais e no desempenho escolar. | pt_PT |
| dc.description.abstract | The qualitative study (case study) addresses in its scope the emotions and socioemotional skills in Portuguese students with learning difficulties from two elementary schools with the application of a program. The objectives were: to understand how students deal with emotions; to analyze the relationship of learning difficulties with emotional state; to valorize education for emotions at school; to develop emotional intelligence in students. Data collection techniques were: semi-structured interviews; participant observation; intervention; focus group; field notes. The results showed improvement in relationships, emotional skills, and school performance. | pt_PT |
| dc.description.abstract | El estudio de contenido cualitativo (estudio de caso) aborda en su alcance las emociones y habilidades socioemocionales en estudiantes portugueses con dificultades de aprendizaje de dos escuelas primarias con aplicación de un programa. Los objetivos fueron: comprender cómo los estudiantes lidian con las emociones; analizar la relación de las dificultades de aprendizaje con el estado emocional; valorar la educación para las emociones en la escuela; desarrollar inteligencia emocional en los estudiantes. Las técnicas de recolección de datos fueron: entrevistas semiestructuradas; observación participante; intervención; grupo de discusión; notas de campo. Los resultados mostraron una mejora en las relaciones, las habilidades emocionales y el rendimiento escolar. | pt_PT |
| dc.description.sponsorship | CeiED da Universidade de Humanidades e Tecnologias de Lisboa; Instituto Politécnico de Castelo Branco | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Martins, Ernesto Candeias (2021) -Educação para as emoções em alunos do ensino básico português: desenvolvimento das habilidades (socio)emocionais. Boletim Técnico da SENAC (Rio de Janeiro), vol. 47, nº 1 (jan./abril), p. 1-18. | pt_PT |
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.26849/bts.v47i1.867 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/7671 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Boletim Técnico SENAC - Revista de Educação Profissional - Rio de Janeiro - Brasil | pt_PT |
| dc.relation | CeiED da Universidade Lusófona de Lisboa | pt_PT |
| dc.relation.ispartofseries | 1; | |
| dc.relation.publisherversion | Revista de Educação profissional - Brasil | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Habilidades socioemocionais | pt_PT |
| dc.subject | Educação para emoções | pt_PT |
| dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | pt_PT |
| dc.subject | Ensino básico potuguês | pt_PT |
| dc.subject | Socio-emotional skills | pt_PT |
| dc.subject | Education for emotions | pt_PT |
| dc.subject | Learning difficulties | pt_PT |
| dc.subject | Basic education. | pt_PT |
| dc.subject | Habilidades socioemocionales | pt_PT |
| dc.subject | Educación para las emociones | pt_PT |
| dc.subject | Dificultades de aprendizaje | pt_PT |
| dc.subject | Escuela primaria | pt_PT |
| dc.title | Educação para as emoções em alunos do ensino básico português: desenvolvimento das habilidades (socio)emocionais | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Rio de Janeiro - Brasil | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 18 | pt_PT |
| oaire.citation.issue | nº 1 (janeiro/abril) | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Boletim Técnico da SENAC | pt_PT |
| oaire.citation.volume | 47 | pt_PT |
| person.familyName | Martins | |
| person.givenName | Ernesto Candeias Martins | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-4841-1215 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 47561931300 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc |
Files
Original bundle
1 - 2 of 2
Loading...
- Name:
- 00- Boletim Técnico Senac-Brasil_47 n 1_Jan-abrril 2021_Educação p emoções EB.pdf
- Size:
- 310.49 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
Loading...
- Name:
- 0-EducaçãoEmoções Alunos EB_ Boletim Técnico Senac_ RioJaneiro_47 n 1_Jan abril 2021.pdf
- Size:
- 183.39 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
