Repository logo
 
Publication

Educação para as emoções em alunos do ensino básico português: desenvolvimento das habilidades (socio)emocionais

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2021-09-28T10:37:38Z
dc.date.available2021-09-28T10:37:38Z
dc.date.issued2021-09-18
dc.description.abstractO estudo de teor qualitativo (estudo de caso) aborda no seu escopo as emoções e habilidades socioemocionais em alunos portugueses com dificuldades de aprendizagem de duas escolas do ensino básico com aplicação de um programa. Os objetivos foram: compreender como os alunos lidam com as emoções; analisar a relação das dificuldades de aprendizagem com o estado emocional; valorizar a educação para as emoções na escola; desenvolver inteligência emocional nos alunos. As técnicas de recolha de dados foram: entrevistas semiestruturadas; observação participante; intervenção; focus group; notas de campo. Os resultados mostraram melhoria nas relações, nas habilidades emocionais e no desempenho escolar.pt_PT
dc.description.abstractThe qualitative study (case study) addresses in its scope the emotions and socioemotional skills in Portuguese students with learning difficulties from two elementary schools with the application of a program. The objectives were: to understand how students deal with emotions; to analyze the relationship of learning difficulties with emotional state; to valorize education for emotions at school; to develop emotional intelligence in students. Data collection techniques were: semi-structured interviews; participant observation; intervention; focus group; field notes. The results showed improvement in relationships, emotional skills, and school performance.pt_PT
dc.description.abstractEl estudio de contenido cualitativo (estudio de caso) aborda en su alcance las emociones y habilidades socioemocionales en estudiantes portugueses con dificultades de aprendizaje de dos escuelas primarias con aplicación de un programa. Los objetivos fueron: comprender cómo los estudiantes lidian con las emociones; analizar la relación de las dificultades de aprendizaje con el estado emocional; valorar la educación para las emociones en la escuela; desarrollar inteligencia emocional en los estudiantes. Las técnicas de recolección de datos fueron: entrevistas semiestructuradas; observación participante; intervención; grupo de discusión; notas de campo. Los resultados mostraron una mejora en las relaciones, las habilidades emocionales y el rendimiento escolar.pt_PT
dc.description.sponsorshipCeiED da Universidade de Humanidades e Tecnologias de Lisboa; Instituto Politécnico de Castelo Brancopt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMartins, Ernesto Candeias (2021) -Educação para as emoções em alunos do ensino básico português: desenvolvimento das habilidades (socio)emocionais. Boletim Técnico da SENAC (Rio de Janeiro), vol. 47, nº 1 (jan./abril), p. 1-18.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26849/bts.v47i1.867pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7671
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherBoletim Técnico SENAC - Revista de Educação Profissional - Rio de Janeiro - Brasilpt_PT
dc.relationCeiED da Universidade Lusófona de Lisboapt_PT
dc.relation.ispartofseries1;
dc.relation.publisherversionRevista de Educação profissional - Brasilpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectHabilidades socioemocionaispt_PT
dc.subjectEducação para emoçõespt_PT
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_PT
dc.subjectEnsino básico potuguêspt_PT
dc.subjectSocio-emotional skillspt_PT
dc.subjectEducation for emotionspt_PT
dc.subjectLearning difficultiespt_PT
dc.subjectBasic education.pt_PT
dc.subjectHabilidades socioemocionalespt_PT
dc.subjectEducación para las emocionespt_PT
dc.subjectDificultades de aprendizajept_PT
dc.subjectEscuela primariapt_PT
dc.titleEducação para as emoções em alunos do ensino básico português: desenvolvimento das habilidades (socio)emocionaispt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceRio de Janeiro - Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage18pt_PT
oaire.citation.issuenº 1 (janeiro/abril)pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleBoletim Técnico da SENACpt_PT
oaire.citation.volume47pt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
00- Boletim Técnico Senac-Brasil_47 n 1_Jan-abrril 2021_Educação p emoções EB.pdf
Size:
310.49 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
0-EducaçãoEmoções Alunos EB_ Boletim Técnico Senac_ RioJaneiro_47 n 1_Jan abril 2021.pdf
Size:
183.39 KB
Format:
Adobe Portable Document Format