Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
172.62 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
No pico de uma real situação de emergência planetária, a educação torna-se a melhor aliada de uma luta global com vista a um desenvolvimento sustentável. Para concretizar a Década da Educação para um Futuro Sustentável, a investigação em educação em ciências e a correspondente inovação na formação de professores e no ensino, apresentam-se entre os contributos mais fortes, amplos e eficazes. Parte do nosso contributo, que se apresenta neste artigo, tem passado pelo desenvolvimento de alguns estudos situados no quadro teórico que sustenta a educação CTS e assentes em temáticas centrais para a educação para a sustentabilidade ambiental: os transportes e a mobilidade, o uso da água, a fome no mundo, a preservação da biodiversidade. A aposta tem-se dirigido para o ensino nos primeiros anos através do desenho de propostas didácticas validadas por especialistas e em sala de aula e utilizadas quer no ensino quer como ferramentas de formação inicial e contínua de professores.
Description
Keywords
Década da educação para um futuro sustentável Investigação em educação em ciências Inovação didáctica Ensino Básico
Pedagogical Context
Citation
PAIXÃO, Fátima [et al.] (2010) - Investigar e inovar na educação em ciências para um futuro sustentável. Revista Eureka Enseñanza y Divulgación de las Ciencias. ISSN 1697-011X 011X. 7 (nº Extraordinario), p. 230-246.
Publisher
Universidade de Cadiz y de la Asociación de Professores Amigos de la Ciência