Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Criação de materiais pedagógicos para o 1º grau de formação musical – versatilidade e ludicidade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Joana Silva(19).pdf4.9 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A primeira parte deste documento consta de um Relato rio de Esta gio no a mbito da disciplina de Formaça o Musical, enquadrada na unidade curricular de Pra tica de Ensino Supervisionada. Essa atividade letiva decorreu entre 2018 e 2019 na Academia de Mu sica de Almada, centrando-se o relato rio na contextualizaça o da escola e do seu modelo de ensino, descriça o das pra ticas educativas e breve reflexa o crí tica do trabalho realizado com as turmas envolvidas. A segunda parte do documento apresenta um Estudo de Investigaça o realizado no a mbito da unidade curricular Projeto de Ensino Artí stico. Neste, partiu-se da criaça o de um material dida tico e lu dico para a iniciaça o a leitura musical, concebido como jogo de utilizaça o aberta, com vista a aplicaça o e experimentaça o em contexto escolar – o LerAoCubo. Foi intença o que o material contivesse, na sua ge nese, as qualidades de versatilidade e de ludicidade. A qualidade de versatilidade pretende trazer a possibilidade de reutilizaça o do material e da utilizaça o do mesmo para va rios fins, reduzindo assim o seu impacto ambiental. A qualidade de ludicidade pretende, a trave s do jogo e do riso, envolver a criança no processo de aprendizagem, permitindo que se crie um ví nculo com o material. O jogo foi utilizado e experimentado em contexto de aula por um conjunto de alunos e professores, com o objetivo de aferir a sua efica cia pedago gica e de observar a recetividade dos alunos, que registaram a sua experie ncia numa entrevista, posteriormente analisada.
Abstract : The first part of this document consists of an Internship Report within the scope of the discipline of Formaça o Musical (Musical Education) and Classe de Conjunto (Group Class), framed in the curricular unit of Pra tica de Ensino Supervisionada (Supervised Teaching Practice). This teaching activity took place between 2018 and 2019 at the Academia de Mu sica de Almada, focusing the report on the contextualization of the school and its teaching model followed by the description of educational practices and brief critical reflection on the work done with the classes involved. Along this document’s second part, it will be introduced a research project developed within the curricular unit Artistic Teaching Project scope. One started from the ludic and didactic materials creation to the musical reading initiation, conceiving an open utilization game, foreseeing the application and experimentation in scholar context – the LerAoCubo. As of beginning, it was intended to enclose both versatility quality and playfulness within the material. The versatility quality allows the reutilization possibility and the diversion for other purposes, reducing the environment negative impact. The playfulness intends, using fun and joy, to immerse children in the learning process, allowing a strong bonding process with the materials. The game was used and experimented during class context by different students and teachers sets, having the pedagogical efficiency and students’ receptivity measurement in mind. The results were later analyzed using individual interviews.

Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto.

Keywords

Ensino da Música Formação Musical Iniciação a leitura Versatilidade Ludicidade Music teaching Musical education Music reading initiation Versatility Playfullness

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue