Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

Estudo da variabilidade de populações de Olea europaea L. através da detecção de polimorfismos isoenzimáticos. Resultados preliminares

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
sno_1998.pdf2.77 MBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

No sentido de identificar três variedades de oliveira (Galega, Bical e Cordovil), da região de Castelo Branco, foram realizadas análises de electroforese de isoenzimas em gel de poliacrilamida. Foram estudados três sistemas enzimáticos - EST, ACP e PRX. Nas folhas foi detectada actividade para os sistemas PRX e EST, contudo o sistema PRX não apresenta bandas polimórficas. No pólen detectou-se actividade para os três sistemas, contudo, devido à baixa expressão de PRX e ACP, foram realizados estudos comparativos apenas para o sistema EST. Os zimogramas de EST da folha apresentam duas bandas polimórficas permitindo a definição de dois padrões isoenzimáticos. Os zimogramas do pólen apresentam quatro bandas polimórficas, sendo possível definir três padrões de bandas. Nas árvores estudadas não foi detectada variabilidade intravarietal. Os resultados obtidos com o sistema enzimático EST permitem a distinção das três variedades estudadas.

Descrição

Palavras-chave

Olea europaea Isoenzimas Polimorfismo Folha Pólen

Contexto Educativo

Citação

Reis, C.M.G. ; Zuzarte, S. (1998) - Estudo da variabilidade de populações de Olea europaea L. através da detecção de polimorfismos isoenzimáticos. Resultados preliminares. Revista de Ciências Agrárias, vol XXI, nº 1-4, 51-56.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal

Licença CC