Publication
Computador Magalhães : aquisição e utilização em contexto educativo
| dc.contributor.advisor | Tomé, Vítor Manuel Nabais | |
| dc.contributor.advisor | Picado, Joaquim | |
| dc.contributor.author | Calha, Vânia Sofia Lopes | |
| dc.date.accessioned | 2013-07-18T13:35:55Z | |
| dc.date.available | 2013-07-18T13:35:55Z | |
| dc.date.issued | 2013 | |
| dc.date.submitted | 2013 | |
| dc.description | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. | por |
| dc.description.abstract | As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) transformaram-se, ao longo dos últimos anos, num instrumento essencial ao trabalho, à aquisição de conhecimentos, à ocupação de tempos livres e mesmo ao modo como nos relacionamos com os outros. Também na educação as TIC têm desempenhado um papel cada vez mais importante. A integração destas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem vem promovendo novas formas de aprender, de ensinar e de pensar. Nos últimos anos, temos assistido a um movimento de apetrechamento tecnológico das escolas. O mais recente exemplo foi o programa e-escolinha, com a distribuição de computadores Magalhães. Mas antes deste recurso se tornar capaz de auxiliar os alunos nas diversas aprendizagens curriculares, muitos deles foram obrigados a uma espera prolongada e ansiosa, desconhecendo a sua utilidade. O estudo realizado, desenvolvido no decorrer da unidade curricular de Prática Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico, teve como finalidade investigar o processo de aquisição e utilização do computador Magalhães em contexto educativo, refletindo a integração e aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Foi desenvolvida uma revisão de literatura que começou, numa primeira fase, por sistematizar o processo das TIC no ensino em Portugal, dando, posteriormente, particular destaque ao programa e-escolinha e naturalmente ao computador Magalhães, TIC sobre o qual recaiu o nosso estudo. Na investigação empírica, adotou-se uma metodologia de estudo de caso qualitativo. De acordo com este modelo metodológico, o objetivo do estudo foi identificar as dificuldades sentidas na aquisição e na utilização do computador Magalhães, através de uma turma de 2º ano e respetivos agentes educativos. Acreditamos que, de alguma forma, este estudo poderá contribuir para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Embora o programa e-escolinha tenha sido suspenso, o computador Magalhães pode e deve continuar a ser utilizado na sala de aula e a identificação das dificuldades sentidas pelos seus recetores pode conduzir às falhas do processo e ao seu contorno num futuro projeto tecnológico. | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/1997 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.subject | Computador Magalhães | por |
| dc.subject | Programa e-escolinha | por |
| dc.subject | Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | por |
| dc.subject | Aquisição | por |
| dc.subject | Utilização | por |
| dc.title | Computador Magalhães : aquisição e utilização em contexto educativo | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.discipline | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | por |
| thesis.degree.level | Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | por |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | por |
