Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A importância da imagem numa campanha eleitoral

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ritahenriques.pdf14.48 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A dissertação examina a importância da imagem de um candidato ou partido político, com o propósito de alcançar determinados objectivos perante uma campanha eleitoral. Através da “venda” da imagem pessoal de um candidato político e de ideais subjacentes ao mesmo ou à organização partidária que o promove, o sucesso da persuasão tem conseguido mover multidões utilizando notadamente critérios ao nível emocional. O recurso a materiais gráficos como meio de propaganda, foi desde sempre necessário como interveniente comunicativo perante um público, conquistando emocionalmente o observador perante um ideal e/ou um candidato. Assim, tanto candidatos como estruturas partidárias são compostas igualmente como uma marca, para se ligarem directamente ao “consumidor” desses ideais. Esta investigação visa compreender a importância da imagem de determinado indivíduo ou organização respeitante à venda de ideais, na influência dos resultados eleitorais, através da conquista de objectivos. A mesma, tem também o intuito de compreender todas as etapas e conhecimentos adjacentes necessários à estruturação de uma campanha política e eleitoral. Sintetizando, esta investigação aborda a áreas prévias à concepção final da mensagem visual levada a cabo pela a área do design gráfico, também esta desenvolvida na investigação, com o intuito de concluir as áreas que recaem na manipulação tendo em conta os factores da opinião pública com o poderoso factor da imagem seja ela de caris visual e/ou emocional.

Description

Dissertação de Mestrado em Design Gráfico apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e à Faculdade Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa para obtenção do Grau de Mestre em Design Gráfico.

Keywords

Persuasão Imagem Política Design gráfico Campanha eleitoral

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License