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Advisor(s)
Abstract(s)
A dissertação examina a importância da imagem de um candidato ou partido
político, com o propósito de alcançar determinados objectivos perante uma
campanha eleitoral.
Através da “venda” da imagem pessoal de um candidato político e de ideais
subjacentes ao mesmo ou à organização partidária que o promove, o sucesso
da persuasão tem conseguido mover multidões utilizando notadamente
critérios ao nível emocional.
O recurso a materiais gráficos como meio de propaganda, foi desde sempre
necessário como interveniente comunicativo perante um público,
conquistando emocionalmente o observador perante um ideal e/ou um
candidato. Assim, tanto candidatos como estruturas partidárias são
compostas igualmente como uma marca, para se ligarem directamente ao
“consumidor” desses ideais.
Esta investigação visa compreender a importância da imagem de
determinado indivíduo ou organização respeitante à venda de ideais, na
influência dos resultados eleitorais, através da conquista de objectivos. A
mesma, tem também o intuito de compreender todas as etapas e
conhecimentos adjacentes necessários à estruturação de uma campanha
política e eleitoral.
Sintetizando, esta investigação aborda a áreas prévias à concepção final da
mensagem visual levada a cabo pela a área do design gráfico, também esta
desenvolvida na investigação, com o intuito de concluir as áreas que recaem
na manipulação tendo em conta os factores da opinião pública com o
poderoso factor da imagem seja ela de caris visual e/ou emocional.
Description
Dissertação de Mestrado em Design Gráfico apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e à Faculdade Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa para obtenção do Grau de Mestre em Design Gráfico.
Keywords
Persuasão Imagem Política Design gráfico Campanha eleitoral
