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Authors
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Abstract(s)
A variedade de possíveis condições e características do ambiente pode resultar em padrões comportamentais
diversos dos indivíduos numa situação em que ocorra a necessidade da evacuação da edificação. Uma evacuação
segura e rápida, em qualquer situação, depende de um conjunto de fatores e variáveis que podem ser organizadas
em categorias ligadas às características físicas e geométricas dos edifícios, a ações que ocorrem dentro do
ambiente, aos fatores ambientais dentro da estrutura e pôr fim ao comportamento dos ocupantes. O tempo de
evacuação está relacionado com esse conjunto de fatores que também são influenciados pelo próprio incêndio.
Quando se trata de crianças e jovens em idade escolar, o comportamento difere se comparado aos adultos. As
crianças variam em habilidades físicas e cognitivas e fatores como compreensão, capacidade de locomoção e
maturidade são muito relevantes em uma necessidade de evacuação. Isso torna as crianças um grupo vulnerável
perante a situação de incêndio. Existem modelos computacionais, já bem desenvolvidos, que simulam a evacuação
em edificações. Este artigo tem como objetivo abordar as categorias de variáveis que influenciam na evacuação,
apresentar estudos de casos de evacuação envolvendo crianças em edificações escolares e descrever alguns dos
modelos computacionais que permitem simular a evacuação.
Description
Keywords
Evacuação Escolas Modelos computacionais Incêndio Crianças
Pedagogical Context
Citation
NASCIMENTO, Flávia; RODRIGUES, J.P.C.; SANTOS, C.C. (2021) - Evacuação em caso de incêndio de edificações escolares. In Jornadas de Segurança aos Incêndios Urbanos, 7; Jornadas de Proteção Civil, 2, Castelo Branco, 17-18 de junho - atas. Castelo Branco, Insituto Politécnico de Castelo Branco. p.160-170
Publisher
Instituto Politécnico de Castelo Branco
