| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 727.23 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Os desafios que se colocam atualmente às bibliotecas do ensino superior são enormes e estas cada vez mais se preocupam em desenvolver nos seus utilizadores competências em literacia da informação que lhes permitam definir a natureza, tipo e extensão da informação de que necessitam e localizar, avaliar e utilizar essa informação de forma ética e eficaz. O estudo do perfil informacional do estudante decorreu no Instituto Politécnico de Castelo Branco e foi realizado mediante a aplicação de um inquérito por questionário distribuído aos estudantes que aí ingressaram no ano letivo 2010/2011. O perfil encontrado motivou o desenvolvimento de uma estratégia intensiva de comunicação com os utilizadores (user oriented) e a criação de um modelo de formação bipolar com orientação para o uso assertivo da biblioteca e para o uso competente de recursos documentais, exploração de bases de dados e plataformas eletrónicas.
Description
Keywords
Literacia da informação Biblioteca do ensino superior Formação de utilizadores
Pedagogical Context
Citation
RODRIGUES, M.E.P. (2013) - Literacia da informação em meio académico : o desafio das bibliotecas do ensino superior. In Congresso Literacia, Media e Cidadania, 2, Lisboa, 10 e 11 de maio. Comunicação
