Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Pereira Rodrigues, Maria Eduarda

Search Results

Now showing 1 - 10 of 67
  • As redes sociais : ferramentas de comunicação no ensino superior
    Publication . Rodrigues, M.E.P.
    A construção do Espaço Europeu de Ensino Superior - Modelo de Bolonha e as Tecnologias da Informação e Comunicação acarretaram mudanças estruturais na gestão das instituições de ensino superior (IES) afetaram todos os serviços e contribuíram para o nascimento de um novo modelo de comunicação, o modelo de comunicação em rede no qual coexistem estudantes com níveis de literacia informacional distintos. Considerando a importância das redes sociais no modelo de comunicação atual realizou-se o presente estudo com objetivo analisar a utilização das redes sociais pelos estudantes para aferir do seu potencial enquanto instrumento de comunicação entre estes e a IES.
  • Os repositórios científicos e a função preservação: realidade ou desafio
    Publication . Rodrigues, M.E.P.; Rodrigues, A.M.
    São muitos e de natureza variada os desafios que se colocam, na atualidade, às instituições de ensino superior, em termos de organização, gestão e preservação do conhecimento científico. O contexto do presente estudo respeita ao processo de gestão organização e preservação do conhecimento do ponto de vista dos repositórios científicos. Ao longo dos últimos anos assistiu-se, em todo o mundo, à emergência do Movimento do Livre Acesso ao Conhecimento Científico. Este movimento advoga o acesso livre, imediato e gratuito à produção científica gerada nas instituições. O Livre Acesso concretiza-se através da Via Dourada, com publicação dos resultados da investigação em revistas exclusivamente de acesso livre e a Via Verde, com publicação dos resultados de investigação em repositórios científicos. Em Portugal, em 2004 existiam três repositórios. Em 2007 este número aumentou para 35. Atualmente estão registados 43 repositórios portugueses no portal do Repositório de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP). Os repositórios são sistemas de informação que permitem atenuar a dificuldade de acesso à produção científica das instituições e que, ao mesmo tempo, armazenam documentos em suporte digital, disponibilizando-os em texto integral e acesso livre. São sistemas inclusivos porque recebem documentos de muitos tipos, como artigos científicos (peer review), livros e capítulos de livros, documentos de conferência, dados científicos, teses, dissertações, lições. Ao longo dos anos as instituições foram produzindo quantidades substanciais de outputs científicos, concretizados em documentos publicados, documentos não publicados, literatura cinzenta, dados, sendo que, muitos deles dificilmente voltariam a ser visíveis ou consultados não fora o repositório. Por outro lado, as condições em que muitos documentos ficaram “guardados” podem ter contribuído para diminuir o seu potencial de usabilidade. Com o advento dos repositórios foi possível recuperar muitos destes documentos e transferi-los para suporte digital, compatibilizando-os assim com formatos e dispositivos de leitura atuais. Assim, parece perceber-se que os repositórios podem contribuir para a recuperação dos documentos e da sua usabilidade e para a preservação em suporte digital, assegurando que o conhecimento produzido chega às gerações futuras, em condições de ser lido, compreendido e, eventualmente, utilizado. O presente estudo intenta contribuir para a compreensão da importância da função preservação, no contexto dos repositórios portugueses, considerando que estes recebem todo o tipo de documentos, exclusivamente em suporte digital. O âmbito do trabalho alcançou todos os repositórios de instituições de ensino superior constantes do Portal RCAAP até 15 de maio de 2014 (31 repositórios). Analisaram-se nas páginas institucionais: a visibilidade da Política de Depósito de Documentos e se possuíam indicações sobre preservação dos conteúdos (forma, tempo). Para analisar a qualidade do suporte, descarregaram-se de 10 documentos/repositório formando dois grupos de 5 documentos: Grupo 1:Documentos publicados até 1999; grupo 2:Documentos publicados a partir de 2000. Verificou-se que a maioria dos repositórios refere, na página principal, a questão da preservação, todavia sem refletir explicitamente a preservação digital dos conteúdos, antes referindo “preservação da memória digital” ou “memória intelectual” das instituições. Apenas dois repositórios garantem, explicitamente, a preservação digital e o acesso permanente aos seus conteúdos. Em nenhum dos casos é referido um plano de ação em caso de catástrofe. Em quinze repositórios a Política de Depósito de Documentos está publicamente disponível. Quanto aos registos no repositório contêm dados, metadados, documentos e um identificador permanente, handle. A amostra utilizada para analisar o suporte parece indicar que alguns documentos publicados até 1999 resultam de digitalização revelando alguns defeitos na qualidade de visualização que podem estar relacionados com a idade e estado de conservação do original e com o software utilizado. Os documentos mais recentes apresentam melhor qualidade gráfica e visual o que parece indicar terem sido carregados a partir do suporte digital. Todavia pelas suas características e facilidade de operação/utilização, os repositórios parecem ser dotados de um enorme potencial de agregação de documentos, reunindo as condições que permitem concretizar a função preservação, facultando, igualmente, o acesso livre e gratuito aos seus conteúdos. Apesar dos problemas identificados os autores consideram que os repositórios podem cumprir com sucesso a função preservação orientada à produção científica em meio académico, já que permitem arquivar, sistematicamente, todos os documentos produzidos. Contudo esta tarefa é ainda um desfio e pode constituir uma linha de ação futura para os repositórios científicos.
  • Contribuição para o conhecimento do perfil informacional do estudante do ensino superior
    Publication . Rodrigues, M.E.P.; Vaz, Francisco; Menezes, Helena
    O presente estudo pretende contribuir para a identificação das competências informacionais do estudante à entrada do ensino superior, no caso Ensino Superior Politécnico.
  • FrutArt – Raising Young People’s Awareness for the Importance of Fruit Production and the Benefits of Fruit Consumption
    Publication . Simões, M.P.; Rodrigues, M.E.P.; Neves, João Vasco
    Fruit production requires high technological knowledge and it has an important role in creating wealth in different European agricultural regions. Although Portugal has a great potential for this activity, few young people apply for agricultural degrees, as they have a wide diversity of other higher education degrees to choose from. It is therefore needed to marketing the importance of this activity. On the other hand, fruit consumption is a dietary habit which contributes to a much better health and fights obesity, one of the worst health problems of the 21th century, affecting more than 50% of the adult population in Europe. With the aim of promoting the fruit production activity among young people, encouraging fruit consumption, and contributing to fruit valorisation, FrutArt competition was launched. The FrutArt competition, organized by the School of Agriculture of Castelo Branco, began with the production of four different life-size cold-porcelain fruits – pears, apples, peaches, and cherries. The fruits were designed by the School of Applied Arts of Castelo Branco. The white cold-porcelain fruits were distributed to students of 29 schools of the Beira Interior region, Portugal, who decorated them. The competition took place simultaneously with a national scientific meeting on fruit production, so as enhance the interaction among agriculture, education, and research. From a total of 2100 fruits produced, 1923 were distributed to the students of 9th form, as this is when students opt for the study area to continue their studies, and to students of 10th, 11th and 12th forms of Arts. From the 1351 decorated fruits which were collected, 232 were elected by the different schools and exhibited in different places of the country. The four best fruits were chosen by the participants of the National Fruit Symposium and received a money prize.
  • Atividade e experiência da Comissão de Ética numa instituição de ensino superior
    Publication . Rodrigues, M.E.P.; Lourenço, Isabel
    Atualmente a produção e a publicação científica efetuam-se a um ritmo alucinante sendo acompanhadas, em grande medida pela respetiva disponibilização através de modelos de difusão em acesso aberto e outros (Rodrigues, et al., 2016). No contexto das Instituições de Ensino Superior (IES) a pressão para publicar é sentida ao nível da academia e conceitos como ciência aberta, acesso aberto ao conhecimento científico e direitos de autor surgem muitas vezes alinhados ou encarnando uma espécie de conflito de interesses (Mâta e Boghian, 2019). Por outro lado, a proliferação de conteúdos distribuídos e publicados através de inúmeros canais e plataformas leva, muitas vezes, à utilização de conteúdos não validados, fontes menos credíveis e leituras mais superficiais gerando preocupações acrescidas ao nível da classe docente na validação dos trabalhos académicos (Alves, 2016; Ramirez Leyva, 2017). A ética surge assim como uma espécie de mediador auxiliando os investigadores proporcionando boas práticas para investigação/publicação que contribuem para garantir a qualidade de investigação e da publicação académica e científica (Singh; Kumar, 2019) orientando os investigadores na preservação da integridade científica com a finalidade de produção de conhecimento e avanço da ciência e tecnologia, respeitando os participantes na sua dignidade de Ser Humano. As Comissões da Ética nas IES emergem assim como um parceiro natural, disponibilizando ferramentas construtivas e preventivas com papel determinante na mitigação/resolução de problemas relacionados com a investigação aplicada e fundamental e com a publicação dos seus resultados.
  • Um pequeno repositório com um grande desiderato : preservar a memória académica em modelo de acesso aberto
    Publication . Rodrigues, M.E.P.; Rodrigues, A.M.
    Com o presente trabalho pretende-se apresentar o Repositório de Trabalhos de Fim de Curso das Escolas Superior Agrária e Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (RTFCESACB/ESART, respetivamente). Este repositório foi criado no ano de 2011 tendo por base a tecnologia DSpace e por modelo o utilizado pelo repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Os objetivos que presidiram à sua criação foram o desejo de disponibilizar num modelo partilhado os resumos dos trabalhos académicos de final de curso dos estudantes da ESACB-IPCB. Posteriormente este objetivo estendeu-se ao Trabalhos de Fim de Curso da Escola Superior de Artes Aplicadas. O repositório começou por possuir apenas uma Comunidade, a Comunidade ESACB e 5 coleções que correspondiam ao número de cursos de licenciatura em funcionamento na ESACB-IPCB no ano letivo 2010/2011. Posteriormente foi acrescentada a Comunidade ESART Atualmente o repositório regista um total de 2462 documentos distribuídos por 35 coleções.
  • Atividade legislativa em tempo de pandemia : benefícios do acesso aberto
    Publication . Rodrigues, M.E.P.; Peças, Isabel Assis Fonseca
    O Diário da República (DR) é o jornal oficial da República Portuguesa no qual são publicados todos os atos legislativos do governo de Portugal adquirindo eficácia jurídica através da publicação no Diário da República. Neste jornal oficial são, obrigatoriamente publicadas, todas as leis e decretos-leis, os decretos do Presidente da República, as resoluções e recomendações do Parlamento e do Conselho de Ministros, as Portarias, os Despachos, resultados eleitorais e toda uma panóplia de elementos de carácter legislativo, mas não só, que regulam e são imprescindíveis ao funcionamento do país (Infopédia, n.d.).O estudo incide sobre o Diário da República, procurando mostrar a evolução que o mesmo sofreu ao longo do tempo, designadamente em termos de metodologia de publicação de atos e seu acompanhamento no contexto do acesso aberto. O âmbito temporal do presente estudo medeia entre janeiro de 2020 e março de 2022, período afetado pela pandemia motivada pela COVID-19 e foi efetuado com recurso à informação constante da respetiva página.
  • O perfil informacional do estudante à entrada do ensino superior: o caso do Instituto Politécnico de Castelo Branco
    Publication . Rodrigues, M.E.P.; Vaz, Francisco António Lourenço; Menezes, Maria Helena Pinto Morais Sarmento de
    Com o objectivo de conhecer o perfil informacional do estudante à chegada ao ensino superior, caso do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), realizou-se um estudo recorrendo à aplicação de um inquérito por questionário, previamente validado e distribuído aos estudantes que, no ano lectivo 2010/2011, ingressaram nos cursos de formação inicial (1.º ciclo) do IPCB. Os dados foram tratados estatisticamente (média, desvio padrão, Qui quadrado e correlação de Pearson) com recurso ao programa SPSS. Destacam-se os seguintes resultados: a maioria dos estudantes é do sexo feminino, possui entre os 14 e 24 anos, frequentou a biblioteca escolar e/ou municipal, possui computador portátil, utiliza redes sociais (Facebook e Hi5), usa a Internet para trabalhos escolares, pesquisa no Google e na Wikipedia, declara não necessitar de formação e privilegia, na biblioteca, o acesso à Internet. O conhecimento obtido com este trabalho, contribuirá para melhorar a relação dos utilizadores com a biblioteca e produzir impactos ao nível da sua gestão.
  • O RCIPCB no contexto organizacional : ponto de situação
    Publication . Rodrigues, M.E.P.; Rodrigues, A.M.
    Apresenta-se o resultado de um estudo sobre o RCIPCB tendo como base os dados recolhidos através de um inquérito por questionário distribuído aos docentes/investigadores do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
  • Avaliação de competências em literacia da informação: questionário e dados
    Publication . Rodrigues, M.E.P.
    Com o objectivo de conhecer o perfil informacional do estudante à chegada ao ensino superior, caso do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), realizou-se um estudo recorrendo à aplicação de um inquérito por questionário, previamente validado e distribuído aos estudantes que, no ano lectivo 2010/2011, ingressaram nos cursos de formação inicial (1.º ciclo) do IPCB.