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Advisor(s)
Abstract(s)
Atualmente a produção e a publicação científica efetuam-se a um ritmo alucinante sendo acompanhadas, em grande medida pela respetiva disponibilização através de modelos de difusão em acesso aberto e outros (Rodrigues, et al., 2016). No contexto das Instituições de Ensino Superior (IES) a pressão para publicar é sentida ao nível da academia e conceitos como ciência aberta, acesso aberto ao conhecimento científico e direitos de autor surgem muitas vezes alinhados ou encarnando uma espécie de conflito de interesses (Mâta e Boghian, 2019). Por outro lado, a proliferação de conteúdos distribuídos e publicados através de inúmeros canais e plataformas leva, muitas vezes, à utilização de conteúdos não validados, fontes menos credíveis e leituras mais superficiais gerando preocupações acrescidas ao nível da classe docente na validação dos trabalhos académicos (Alves, 2016; Ramirez Leyva, 2017). A ética surge assim como uma espécie de mediador auxiliando os investigadores proporcionando boas práticas para investigação/publicação que contribuem para garantir a qualidade de investigação e da publicação académica e científica (Singh; Kumar, 2019) orientando os investigadores na preservação da integridade científica com a finalidade de produção de conhecimento e avanço da ciência e tecnologia, respeitando os participantes na sua dignidade de Ser Humano. As Comissões da Ética nas IES emergem assim como um parceiro natural, disponibilizando ferramentas construtivas e preventivas com papel determinante na mitigação/resolução de problemas relacionados com a investigação aplicada e fundamental e com a publicação dos seus resultados.
Description
Keywords
Ética Investigação Publicação Instituição de Ensino Superior
Citation
RODRIGUES, M.E.P. ; LOURENÇO, Isabel (2022) - Atividade e experiência da Comissão de Ética numa instituição de ensino superior. In 13:º Conferência Lusófona de Ciência Aberta, Maputo, 2022.