Repository logo
 
Publication

Um olhar sobre uma unidade de apoio à multideficiência : estudo de caso

dc.contributor.advisorMesquita, Maria Helena Ferreira de Pedro
dc.contributor.authorBarroso, Estefânia Venâncio
dc.date.accessioned2013-03-25T12:36:34Z
dc.date.available2013-03-25T12:36:34Z
dc.date.issued2013
dc.descriptionTrabalho Projeto apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.por
dc.description.abstractUma das medidas implementadas em larga escala, nos últimos anos, afim de atingir o objetivo de construir uma escola inclusiva, onde todas as crianças possam aprender juntas, com as mesmas oportunidades, tem sido a criação de Unidades de Apoio Especializado para a educação de Alunos com Multideficiência e Surdocegueira Congénita. Para compreender a problemática da multideficiência e a inclusão educativa de alunos com multideficiência importa verificar quais as opiniões dos professores do Ensino Regular que possuem alunos com multideficiência incluídos nas suas turmas e dos professores de Educação Especial acerca da presença de uma Unidade de Apoio à Multideficiência no Agrupamento em que lecionam. Como tal, foram analisadas as opiniões de 24 professores que integram a amostras selecionadas para este estudo. Os resultados obtidos na componente empírica deste trabalho permitem concluir que para os professores inquiridos as UAEM são a melhor resposta educativa para crianças com multideficiência tanto para a realização de aprendizagens como para a sua socialização. Permitem ainda concluir que os professores de Educação Especial se sentem mais preparados para trabalhar com este tipo de público que os professores de Ensino Regular e que as opiniões sobre estas questões não divergem substancialmente entre os professores de Educação Especial e os professores de Ensino Regular.por
dc.description.abstractThe creation of Specialized Units for students with multiple disabilities and congenital deafness-blindness in schools has been one of the widely implemented measures during the last past years to promote inclusive education by creating a place where children can learn together and with equal opportunities. To understand the problem of multiple disabilities and inclusive education for students with multiple disabilities which must ascertain the views of Regular Education teachers who have students with multiple disabilities included in their classes and Special Education teachers about the presence of a Support Unit in grouping multiple disabilities they are teaching. As such, we analyzed the opinions of 24 teachers participating in the samples selected for this study. The results obtained in the empirical component of this study support the conclusion that the teachers surveyed for the UAEM are the best educational response for children with multiple disabilities to perform both learning and for their socialization. Allow further conclude that the Special Education teachers feel more prepared to work with this type of audience that teachers Teaching Regular and opinions on these issues, do not differ substantially between teachers of Special Education and Regular Education teachers.
dc.identifier.citationBARROSO, Estefânia Venâncio (2013) - Um olhar sobre uma unidade de apoio à multideficiência : estudo de caso. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 125 f. Dissertação de Mestrado.por
dc.identifier.tid201124955
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/1764
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectNecessidades Educativas Especiaispor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectMultideficiênciapor
dc.subjectUnidades de apoio à multideficiência e urdocegueira congénitapor
dc.subjectSpecial educational needs
dc.subjectInclusion
dc.subjectMultiple disabilities
dc.subjectSpecialized units for students with multiple disabilities and congenital deafness-blindness
dc.titleUm olhar sobre uma unidade de apoio à multideficiência : estudo de casopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEscola Superior de Educação de Castelo Brancopor
oaire.citation.endPage125por
oaire.citation.titleDissertação de Mestradopor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese Estefânia Final2.pdf
Size:
2.5 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: