Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O poder comunicativo da infografia : património de Portalegre

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TM_ANA_SILVA.pdf51.3 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Esta investigação pretende evidenciar a eficácia da infografia na transmissão e simplificação da informação complexa, numa sociedade cada vez mais saturada de informação. A infografia não é um produto recente da era informatizada. Está intrinsecamente ligada tanto à História do Homem enquanto ser vivo, como à História da Comunicação. As infografias simplificam, resumem, aclaram e fazem reter a informação nas mentes dos leitores, dando a conhecer pormenores que as fotografias não podem captar e explicam fenómenos que a palavra escrita nem sempre consegue transmitir, por mais descritiva que seja. Actualmente, as infografias assumem um papel de utilidade pública, onde o leitor mais apressado consegue captar o essencial sobre determinado fenómeno ou assunto. A metodologia adoptada resultou em duas fases distintas: uma qualitativa, não intervencionista, que incidiu numa pesquisa aprofundada sobre temáticas pertinentes para o desenvolvimento do Mapa Turístico relativo ao Património Arquitectónico e Natural da cidade de Portalegre, nomeadamente: a comunicação, sistemas de signos (pictogramas), wayfinding e design de informação (infografia e mapa). Seguiu-se uma outra fase, intervencionista activa, na qual se desenvolveram cinco roteiros turísticos: religioso, cultural, utilitário, natureza e geral (este último é a junção dos quatro roteiros anteriores), onde se pretendeu aplicar os conhecimentos adquiridos na primeira etapa (não intervencionista).

Description

Dissertação de Mestrado em Design Gráfico apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e à Faculdade Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa para obtenção do Grau de Mestre em Design Gráfico.

Keywords

Comunicação Infografia Informação Mapa Pictograma Roteiro

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License