Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A utilização de pastagens e forragens e a conservação do solo : exemplos da erosão verificada num solo litólico não húmico de xisto mosqueado na região de Castelo Branco

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
__www.sppf.pt_rubricas_PF_19.pdf1.62 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A erosão acelerada é um processo preocupante de degradação do solo, a nível nacional e mundial, sendo responsável pela desertificação de extensas áreas. Neste trabalho são apresentados os valores de escoamento e de perda de solo por erosão hídrica, na estação experimental de erosão da escola Superior Agrária de Castelo Branco (ensaio em Solos Litólicos Não Húmicos de xistos mosqueados) ao longo dos anos hidrológicos de 1991-1992 a 1996-1997. Este campo de ensaio é constituído por 18 talhões experimentais, com 6 modalidades e 3 repetições, em que se pretende comparar os efeitos de uma monocultura cerealífera com uma rotação predominantemente forrageira (trianual), ambas tradicionais na região, comparando-as ainda com um prado permanente de sequeiro e com uma modalidade de solo mantido permanentemente nu através de mobilizações realizadas segundo o maior declive. Tem-se vindo a verificar que nos talhões onde a vegetação é mais densa e permanente as perdas de solo são substancialmente menores que com outro tipo de modalidade de utilização.

Description

Keywords

Erosão do solo Escoamento Perda de solo Solo de xisto

Pedagogical Context

Citation

LOPES, P.M. ; GOULÃO, J.N.P. ; CORTEZ, N.R.S. (1998) - A utilização de pastagens e forragens e a conservação do solo : exemplos da erosão verificada num solo litólico não húmico de xisto mosqueado na região de Castelo Branco. Pastagens e Forragens. ISSN 0870-6263. Vol. 19, p. 61-71.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens

CC License