Repository logo
 
Publication

Relatos de vida de professores primários portugueses (Antes e depois de 1974) : Resgate da memória em histórias de vida

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2023-11-28T10:45:31Z
dc.date.available2023-11-28T10:45:31Z
dc.date.issued2023-03-18
dc.descriptionProjeto de Investigação MRIR “Memórias resgatadas, identidades (re) construídas: Experiências de escolarização, do património e dinâmicas educativas locais” (outubro de 2018 a abril de 2022), tendo em vista a construção duma História e Memória da Educação, na região de Castelo Branco e Pinhal Interior Sul do interior de Portugalpt_PT
dc.description.abstractResgatamos memórias narradas por 7 professores primários aposentados (relatos de vida reconstruídos em histórias de vida), como alunos do ensino primário, do ensino secundário e do Magistério Primário no Estado Novo e como professor (profissão no contexto sócio-histórico), no período antes e depois de 1974. Usámos o enfoque biográfico-narrativo, no seio da metodologia qualitativa, com base fenomenológica e hermenêutica. O estudo decorreu entre 2019-20 no domicílio dos professores e cumprindo as regras éticas e legais. Recorremos à técnica de entrevista em profundidade (narrativa biográfica) e à observação participante (notas de campo). Submetemos o seu conteúdo a categorias analíticas e de interpretação no tempo histórico, cujos resultados demonstraram uma relação entre histórias e as reminiscências relatadas e articulação dos processos identitários (biográfico e relacional) de reconstrução do percurso e identidade ‘ser professor’ naquele tempo sócio-histórico. Igualmente analisámos as visões e representações que esses professores entrevistados tinham do ensino e da escola na atualidade.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: We retrieved memories narrated by 7 retired primary school teachers (life reports reconstructed in life stories), as students of primary education, secondary education and in the Estado Novo Primary Magisterium and as a teacher (profession in the socio-historical context), in the period before and after 1974. We used the biographical-narrative approach, within the qualitative methodology, based on phenomenology and hermeneutics. The study took place between 2019-2020 at the teachers’ homes and in compliance with ethical and legal rules. We used the in-depth interview technique (biographical narrative) and participant observation (field notes). We submitted its content to analytical and interpretation categories in historical time, whose results demonstrated a relationship between stories and reported reminiscences and articulation of identity processes (biographical and relational) of reconstruction of the path and identity of ‘being a teacher’ in that socio-historical time . We also analyzed the visions and representations that these interviewed teachers had of teaching and school today.pt_PT
dc.description.abstractResumen: Rescatamos recuerdos narrados por 7 maestros de primaria jubilados (relatos de vida reconstruidos en historias de vida), como estudiantes de primaria, secundaria y primaria en la escuela primaria Estado Novo y como maestros (profesión en el contexto socio-histórico), en el período anterior y posterior a 1974. Se utilizó el enfoque biográfico-narrativo, dentro de la metodología cualitativa, basada en fenomenológicos y hermenéuticos. El estudio se realizó entre 2019-20 en el hogar del profesorado y cumpliendo con las normas éticas y legales. Se utilizó la técnica de entrevista en profundidad (narrativa biográfica) y la observación participante (notas de campo). Sometimos su contenido a categorías analíticas y de interpretación en tiempo histórico, cuyos resultados demostraron una relación entre las historias y las reminiscencias reportadas y la articulación de los procesos de identidad (biográficos y relacionales) de reconstrucción del camino e identidad de 'ser maestro' en ese tiempo socio-histórico. También analizamos las opiniones y representaciones que estos profesores entrevistados tenían de la enseñanza y la escuela en la actualidad.pt_PT
dc.description.sponsorshipFCT; Universidade de Lisboa/Instituto de Educação; Instituto Politécnico de Castelo Brancopt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMARTINS, Ernesto C. (2023) - Relatos de vida de professores primários portugueses (Antes e depois de 1974) : Resgate da memória em histórias de vida. Educação EM Foco (Revista UEMG-Br.), e-ISSN-2317-0093. ano 26, nº 49, maio/julho, pp. 1-26. https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6595pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6595pt_PT
dc.identifier.issne-ISSN-2317-0093
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8707
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade do Estado de Minas Geraispt_PT
dc.relationFCT- Projeto de Investigação MRIRpt_PT
dc.relation.publisherversionEditora UEMG - Belo Horizonte - Br.pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectHistorias de vidapt_PT
dc.subjectBiografía-narrativapt_PT
dc.subjectProfessor primário aposentadopt_PT
dc.subjectEnsino portuguêspt_PT
dc.subjectMemória históricapt_PT
dc.subjectHistória da Educaçãopt_PT
dc.subjectLife storiespt_PT
dc.subjectBiography-narrativept_PT
dc.subjectPortuguese teachingpt_PT
dc.subjectRetired primary school teacherpt_PT
dc.subjectHistorical memorypt_PT
dc.subjectHistorias de vidapt_PT
dc.subjectBiografía-narrativapt_PT
dc.subjectEnseñanza portuguesapt_PT
dc.subjectMaestro jubilado de primariapt_PT
dc.subjectMemoria históricapt_PT
dc.titleRelatos de vida de professores primários portugueses (Antes e depois de 1974) : Resgate da memória em histórias de vidapt_PT
dc.title.alternativeLife reports of Portuguese primary teachers (Before and after 1974) : Rescue of memory in life storiespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBelo Horizonte - Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage26pt_PT
oaire.citation.issue26pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleEducação em Foco (UEMG)pt_PT
oaire.citation.volume49pt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
23-Educação em Foco-UFMG-26-49_RelatosVIDA profs primarios Portugueses.pdf
Size:
346.75 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: