Publication
Relatos de vida de professores primários portugueses (Antes e depois de 1974) : Resgate da memória em histórias de vida
dc.contributor.author | Martins, Ernesto Candeias | |
dc.date.accessioned | 2023-11-28T10:45:31Z | |
dc.date.available | 2023-11-28T10:45:31Z | |
dc.date.issued | 2023-03-18 | |
dc.description | Projeto de Investigação MRIR “Memórias resgatadas, identidades (re) construídas: Experiências de escolarização, do património e dinâmicas educativas locais” (outubro de 2018 a abril de 2022), tendo em vista a construção duma História e Memória da Educação, na região de Castelo Branco e Pinhal Interior Sul do interior de Portugal | pt_PT |
dc.description.abstract | Resgatamos memórias narradas por 7 professores primários aposentados (relatos de vida reconstruídos em histórias de vida), como alunos do ensino primário, do ensino secundário e do Magistério Primário no Estado Novo e como professor (profissão no contexto sócio-histórico), no período antes e depois de 1974. Usámos o enfoque biográfico-narrativo, no seio da metodologia qualitativa, com base fenomenológica e hermenêutica. O estudo decorreu entre 2019-20 no domicílio dos professores e cumprindo as regras éticas e legais. Recorremos à técnica de entrevista em profundidade (narrativa biográfica) e à observação participante (notas de campo). Submetemos o seu conteúdo a categorias analíticas e de interpretação no tempo histórico, cujos resultados demonstraram uma relação entre histórias e as reminiscências relatadas e articulação dos processos identitários (biográfico e relacional) de reconstrução do percurso e identidade ‘ser professor’ naquele tempo sócio-histórico. Igualmente analisámos as visões e representações que esses professores entrevistados tinham do ensino e da escola na atualidade. | pt_PT |
dc.description.abstract | Abstract: We retrieved memories narrated by 7 retired primary school teachers (life reports reconstructed in life stories), as students of primary education, secondary education and in the Estado Novo Primary Magisterium and as a teacher (profession in the socio-historical context), in the period before and after 1974. We used the biographical-narrative approach, within the qualitative methodology, based on phenomenology and hermeneutics. The study took place between 2019-2020 at the teachers’ homes and in compliance with ethical and legal rules. We used the in-depth interview technique (biographical narrative) and participant observation (field notes). We submitted its content to analytical and interpretation categories in historical time, whose results demonstrated a relationship between stories and reported reminiscences and articulation of identity processes (biographical and relational) of reconstruction of the path and identity of ‘being a teacher’ in that socio-historical time . We also analyzed the visions and representations that these interviewed teachers had of teaching and school today. | pt_PT |
dc.description.abstract | Resumen: Rescatamos recuerdos narrados por 7 maestros de primaria jubilados (relatos de vida reconstruidos en historias de vida), como estudiantes de primaria, secundaria y primaria en la escuela primaria Estado Novo y como maestros (profesión en el contexto socio-histórico), en el período anterior y posterior a 1974. Se utilizó el enfoque biográfico-narrativo, dentro de la metodología cualitativa, basada en fenomenológicos y hermenéuticos. El estudio se realizó entre 2019-20 en el hogar del profesorado y cumpliendo con las normas éticas y legales. Se utilizó la técnica de entrevista en profundidad (narrativa biográfica) y la observación participante (notas de campo). Sometimos su contenido a categorías analíticas y de interpretación en tiempo histórico, cuyos resultados demostraron una relación entre las historias y las reminiscencias reportadas y la articulación de los procesos de identidad (biográficos y relacionales) de reconstrucción del camino e identidad de 'ser maestro' en ese tiempo socio-histórico. También analizamos las opiniones y representaciones que estos profesores entrevistados tenían de la enseñanza y la escuela en la actualidad. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | FCT; Universidade de Lisboa/Instituto de Educação; Instituto Politécnico de Castelo Branco | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | MARTINS, Ernesto C. (2023) - Relatos de vida de professores primários portugueses (Antes e depois de 1974) : Resgate da memória em histórias de vida. Educação EM Foco (Revista UEMG-Br.), e-ISSN-2317-0093. ano 26, nº 49, maio/julho, pp. 1-26. https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6595 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6595 | pt_PT |
dc.identifier.issn | e-ISSN-2317-0093 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/8707 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade do Estado de Minas Gerais | pt_PT |
dc.relation | FCT- Projeto de Investigação MRIR | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | Editora UEMG - Belo Horizonte - Br. | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Historias de vida | pt_PT |
dc.subject | Biografía-narrativa | pt_PT |
dc.subject | Professor primário aposentado | pt_PT |
dc.subject | Ensino português | pt_PT |
dc.subject | Memória histórica | pt_PT |
dc.subject | História da Educação | pt_PT |
dc.subject | Life stories | pt_PT |
dc.subject | Biography-narrative | pt_PT |
dc.subject | Portuguese teaching | pt_PT |
dc.subject | Retired primary school teacher | pt_PT |
dc.subject | Historical memory | pt_PT |
dc.subject | Historias de vida | pt_PT |
dc.subject | Biografía-narrativa | pt_PT |
dc.subject | Enseñanza portuguesa | pt_PT |
dc.subject | Maestro jubilado de primaria | pt_PT |
dc.subject | Memoria histórica | pt_PT |
dc.title | Relatos de vida de professores primários portugueses (Antes e depois de 1974) : Resgate da memória em histórias de vida | pt_PT |
dc.title.alternative | Life reports of Portuguese primary teachers (Before and after 1974) : Rescue of memory in life stories | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Belo Horizonte - Brasil | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 26 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 26 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educação em Foco (UEMG) | pt_PT |
oaire.citation.volume | 49 | pt_PT |
person.familyName | Martins | |
person.givenName | Ernesto Candeias Martins | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4841-1215 | |
person.identifier.scopus-author-id | 47561931300 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- 23-Educação em Foco-UFMG-26-49_RelatosVIDA profs primarios Portugueses.pdf
- Size:
- 346.75 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 2.02 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: