Repository logo
 
Publication

A importância do recurso educativo digital - «Nuvem de Palavras» - como estratégia de ensino-aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGil, Henrique Manuel Pires Teixeira
dc.contributor.authorOliveira, Jessica de Fátima Furtado
dc.date.accessioned2021-07-07T11:00:01Z
dc.date.available2021-07-07T11:00:01Z
dc.date.issued2021
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.pt_PT
dc.description.abstractNum mundo em constante mudança em que as TIC possuem um papel preponderante na vida de cada cidadão e em todas as suas atividades diárias, a sociedade deve estar preparada para agir em conformidade e alinhamento com a realidade. Por essa razão, é urgente que o sistema educativo em Portugal inclua as TIC no quotidiano da comunidade educativa, criando uma escola do século XXI, capaz de despertar nos alunos o interesse pelo estudo, num contexto educativo-digital, desenvolvendo habilidades e competências digitais úteis para a sociedade atual. O relatório de estágio pretendeu averiguar como um Recurso Educativo Digital (RED), em particular, a «Nuvem de Palavras», pode constituir-se como uma estratégia didática e de aquisição de novas aprendizagens, através dos seguintes objetivos: incluir as tecnologias digitais - «Nuvem de Palavras» - no contexto educativo; promover a utilização da «Nuvem de Palavras» como estratégia pedagógica a partir do uso de recursos digitais e avaliar as potencialidades; e, averiguar os impactos da utilização da «Nuvem de Palavras» nas aprendizagens dos alunos. Esta investigação-ação de natureza qualitativa desenvolveu-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico, no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma do 2.º ano de escolaridade, com vinte e um alunos, num regime de E@D. A recolha de dados contou com algumas técnicas/instrumentos investigativos (observação participante, notas de campo, inquéritos por questionário e entrevistas semiestruturadas) que envolveram, para a além da investigadora, dos alunos e da orientadora cooperante, os pais e outros professores do 1.º CEB do agrupamento. No final, recorreu-se à triangulação dos dados, possibilitando verificar que a utilização do RED «Nuvem de Palavras» se tornou numa mais-valia, promovendo maiores e melhores níveis de motivação, favorecendo o processo de ensino e de aprendizagem nas áreas curriculares de Português, Matemática e Estudo do Meio.pt_PT
dc.description.abstractIn a constantly changing world where ICT has a leading role in the life of each citizen on a daily basis society must be prepared to act accordingly and in line with reality. For this reason, it is urgent that the educational system in Portugal includes ICT in the daily life of the educational community, creating a 21st century school, capable of arousing students' interest in studying, in an educational-digital context, developing useful digital skills and competences for today's society. This internship report intended to find out how a Digital Educational Resource (DER), the “Word Cloud” in particular, can become a didactic strategy and a tool for the acquisition of new learnings, according to the following objectives: include digital technologies like «Word Cloud» in the educational context; promote the use of «Word Cloud» as a pedagogical strategy based on the use of digital resources and evaluate its potential; and finally to investigate the impacts of using the «Word Cloud» on the students' learning. This qualitative research-action was developed within the scope of Supervised Teaching Practice in Primary Education, within Preschool Education and Primary Education Master Degree, in a 2nd year class of schooling, with twenty-one students, in a distance learning methodology. The data collection included some investigative techniques/instruments (participant observation, field notes, questionnaire surveys and semi-structured interviews) that involved, not only the researcher, but also the students, the cooperating supervisor, the students’ parents and other teachers from the School Grouping. In the end, data triangulation was used, making it possible to verify that the use of the DER «Cloud of Words» became an asset, promoting greater and better levels of motivation, favoring the teaching and learning process in school subjects like Portuguese, Mathematics and Social Studies.pt_PT
dc.identifier.tid202738086pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7632
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subject«Nuvem de Palavras»pt_PT
dc.subjectPrática de Ensino Supervisionadapt_PT
dc.subjectRecurso Educativo-Digital (RED)pt_PT
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicaçãopt_PT
dc.subject“Cloud of Words”pt_PT
dc.subjectDigital Educational Resource (DER)pt_PT
dc.subjectInformation and Communication Technologiespt_PT
dc.subjectPrimary Educationpt_PT
dc.subjectSupervised Teaching Practicept_PT
dc.titleA importância do recurso educativo digital - «Nuvem de Palavras» - como estratégia de ensino-aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório_Estágio_Jessica_Oliveira 3.pdf
Size:
14.57 MB
Format:
Adobe Portable Document Format