Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
10.96 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A exposição a ambientes ruidosos apresenta-se como um fator que afeta não só o
bem-estar, como também outras condicionantes como a saúde, a produtividade e a
comunicação. Na sala de aula, este problema não é exceção. A interação entre os
diferentes intervenientes no espaço origina fontes sonoras que interferem com
aquele que deveria ser o estímulo principal numa aula: o discurso do professor.
O presente trabalho de projeto procura resolver os problemas existentes no
ambiente escolar de 2º e 3º ciclos associados à reverberação. Recorrendo a uma
metodologia de investigação ativa, o principal objetivo é averiguar se a criação de
uma nova tipologia de mobiliário poderá resolver o problema do acondicionamento
acústico num espaço interior específico, uma vez que a acústica influencia em muito o
desempenho das pessoas na realização de tarefas.
Ao longo da investigação foram analisados alguns casos em que é demonstrada a
importância da acústica nos espaços interiores, assim como a sua interferência no
ambiente em estudo. Foi também estudado o mercado atual nas áreas de
desenvolvimento do projeto, de forma a enfatizar a pertinência da presente
investigação. Averiguou-se, desde logo, que a criação de mobiliário com uma nova
funcionalidade – a acústica – poderia ser uma boa possibilidade de inovação na área
do Design de Equipamento. Na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos,
considerou-se que se deve projetar para os ouvidos e levou-se a cabo a investigação e
corroboração desta questão.
Assim, pretende-se que no final do projeto seja comprovado que a melhoria das
condições acústicas é possível através de mobiliário que melhore substancialmente as
condições de vida dos seus utilizadores, nomeadamente dos docentes e discentes que
se integram nos ciclos de estudo abordados.
Description
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de
Castelo Branco e à Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa para cumprimento dos
requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design de Interiores.
Keywords
Design de interiores Design de equipamentos Acústica Mobiliário