Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Filarmónica Recreativa Eradense : aspetos culturais, sociais e educacionais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
André Prata(18) .pdf5.7 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio, dividido em três partes, reúne o trabalho realizado na Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida ao longo do ano letivo 2020/2021 e a investigação referente à Filarmónica Recreativa Eradense. A primeira parte do relatório apresenta o desenvolvimento do estágio referente à Prática de Ensino Supervisionada que foi realizado no Conservatório Regional de Música da Covilhã̃ . Na segunda parte, apresentamos a metodologia escolhida para a realização do estudo – Estudo de Caso com o tema: “Filarmónica Recreativa Eradense – Aspetos Culturais, Sociais e Educacionais”. Apresentam-se também os instrumentos utilizados para a recolha de dados que foram a entrevista, a análise documental e o inquérito por questionário. Posteriormente, analisam-se os princípios básicos do associativismo, da animação sociocultural, da importância da música na animação e da importância e evolução das Bandas Filarmónicas em Portugal. Com o cruzamento dos vários dados da investigação pode-se verificar o funcionamento da Filarmónica Recreativa Eradense e as suas características enquanto sujeito cultural, social e educacional.
Abstract : The hereby internship report, divided into three parts, brings together the work performed in the Supervised Teaching Practice developed throughout the 2020/2021 school year and the investigation regarding the Filarmónica Recreativa Eradense (Eradense Recreational Philharmonic). The first part of the report presents the development of the internship related to the Supervised Teaching Practice that was held at the Regional Conservatory of Music in Covilhã. In the second part, we present the methodology chosen to perform the study - Case Study intitled: "Filarmónica Recreativa Eradense - Cultural, Social and Educational Aspects". The tools used for data collection are also presented, which were the interview, document analysis and the survey through questionnaire. Subsequently, the basic principles of partnership, sociocultural animation, the importance of music in animation and the value and evolution of Philharmonic Bands in Portugal are analyzed. By crossing the various research data, it is possible to verify the functioning of the Filarmónica Recreativa Eradense and its characteristics as a cultural, social and educational element.

Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto.

Keywords

Filarmónica Recreativa Eradense Ensino Cultura Social Teaching Culture

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue