EDUCARE/EDUCERE: Revista da Escola Superior de Educação
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Browsing EDUCARE/EDUCERE: Revista da Escola Superior de Educação by Author "Faustino, António"
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- Desenvolvimento do auto-conceito : o complexo universo dos factores determinantes da imagem corporalPublication . Faustino, AntónioNo âmbito do Desenvolvimento Motor, o objectivo da presente pesquisa é analisar o desenvolvimento do Auto Conceito, estando organizado em três partes distintas. Na primeira parte procede-se a uma delimitação conceptual do termo Auto Conceito e à caracterização de modelos de interpretação estrutural do Auto Conceito. Na segunda parte procede-se a uma caracterização do Auto Conceito Físico e da Imagem Corporal. Na terceira parte procede-se à descrição e caracterização das linhas de investigação realizadas sobre o Auto Conceito / Imagem Corporal e, em jeito de conclusão, apresenta-se um resumo das investigações realizadas. Procurou-se focalizar a análise das seguintes linhas: evolução ontogenética; diferenciação segundo o sexo; relação entre o Auto Conceito/Imagem Corporal e variáveis do envolvimento – práticas educativas familiares; estatuto sócio-económico-cultural da família, ordem de nascimento; espaço habitacional; interacção com outros; actividade física (este último ponto, dada a sua extensão será motivo de artigo a publicar no próximo número). Finalmente e em jeito de conclusão, apresenta-se um resumo das investigações realizadas.
- Educação física/ginástica : uma associação com raízes no tempoPublication . Faustino, AntónioProcede-se proceder ao enquadramento da Educação Física no Sistema Educativo português. Para o efeito através duma consulta bibliográfica a diferentes fontes são indicados alguns factos que contribuiram para a associação entre Educação Física e Ginástica, enquanto disciplina escolar, a qual tem perdurado no tempo.
- Estudo sobre a vida de movimento de crianças de Castelo BrancoPublication . Landau, Gerd; Hildebrand, Reiner; Faustino, António; Mesquita, Helena; Serrano, JoãoEste projecto procura enquadrar-se em preocupações recentes quanto à valorização de contextos de estimulação não formais na área da actividade lúdica e motora. O desenvolvimento do projecto orienta-se em fases distintas. A primeira corresponde à identificação das características do comportamento motor das crianças de acordo com os seus quadros de vida. Para o efeito temos em curso uma investigação sobre o actual “status quo” das realidades adaptativas da motricidade das crianças em função das condições de vida e dos constrangimentos físicos, sociais e culturais da sociedade actual. Na sua operacionalização procedemos a um levantamento dos modos de interpretação do “mundo” da vida infantil pelas próprias crianças com base em métodos qualitativos como: - Planos diários de ocupação temporal, - Mapas subjectivos e objectivos da habitação e do bairro, - Entrevistas narrativas, - Entrevistas semi-estruturadas, - Entrevistas de propriedade, - Documentação fotográfica e registos vídeo. Na sequência convidamo-los a assistirem a um destes registos realizado em Castelo Branco.
- Portugal – Da pré-revolução à actualidade : os caminhos da formação em educação física e desportoPublication . Faustino, AntónioOs Objectivos da investigação foram: (1) descrever a situação da formação em Educação Física e Desporto em 1974: (2) descrever a evolução dessa formação até à actualidade. Esta investigação consistiu numa análise histórica, tendo por base uma revisão documental e bibliográfica. As datas escolhidas obedecem ao seguinte critério: (1) necessidade de garantir um relativo distanciamento temporal aos dados em estudo e simultaneamente um marco de referência por todo o conjunto de alterações que a Revolução de 1974 acarretou na sociedade portuguesa, em geral, e nos programas de formação de professores para a matéria, em particular (data inicial): (2) necessidade do estudo evolutivo sobre o tema (data final). Na organização dos dados utilizámos uma seriação cronológica. Pretende-se emitir um juízo o mais certeiro possível do estado da Formação de Professores de Educação Física e Desporto através das disposições legais, concebidas como fontes reguladoras da actividade humana e, portanto, do marco jurídico do sistema educativo português. Outras implicações sugeridas pela presente investigação só poderão ser explicadas em função de prolongamentos de investigações a realizar. O presente estudo é uma actualização de um outro apresentado em 2000 ao XVIII Congresso Nacional de Educación física, realizado em Ciudad Real.