Browsing by Issue Date, starting with "2004-07"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O desafio educativo, intercultural e a cidadania europeia.Publication . Martins, Ernesto CandeiasA preocupação pelo intercultural insere-se no contexto dos direitos humanos, do pluralismo cultural, do reconhecimento da identidade e dos valores. A educação intercultural implica uma mudança na concepção curricular e no modelo organizacional da escola de modo a formar o futuro cidadão para a igualdade, a tolerância, a participação e o respeito mútuo. Esta educação constitui uma alternativa para garantir os direitos a ser diferente, possibilitando o respeito pelas minorias e a comunicação entre as culturas dum determinado contexto. O autor aborda estas questões da interculturalidade, diversidade com implicação na cidadania europeia.
- Nov(a) idade na (re)configuração do sistema educativo : Reflexão sobre a Lei de BasesPublication . Martins, Ernesto CandeiasNos últimos anos o fluxo e refluxo de propostas de soluções, de reajustamentos e de renovações pedagógicas, têm mantido a indefinição sobre a necessidade de uma profunda estruturação do sistema educativo português. Exige-se uma política da educação que garanta as medidas educativas de alteração ou de redefinição do sistema, acompanhadas com uma melhor qualificação formativa e uma melhor utilização de recursos que as possam sustentar. O autor reflecte sobre dois pontos essenciais: o primeiro relacionado com a análise ao descontentamento da evolução organizacional do sistema de ensino e, em particular, com as problemáticas referentes ao ensino superior: o segundo ponto será uma reflexão sobre a Lei de Bases, aprofundando alguns aspectos que nos merecem atenção entre a Proposta do Governo e as propostas dos partidos maioritários da oposição.
- Portugal – Da pré-revolução à actualidade : os caminhos da formação em educação física e desportoPublication . Faustino, AntónioOs Objectivos da investigação foram: (1) descrever a situação da formação em Educação Física e Desporto em 1974: (2) descrever a evolução dessa formação até à actualidade. Esta investigação consistiu numa análise histórica, tendo por base uma revisão documental e bibliográfica. As datas escolhidas obedecem ao seguinte critério: (1) necessidade de garantir um relativo distanciamento temporal aos dados em estudo e simultaneamente um marco de referência por todo o conjunto de alterações que a Revolução de 1974 acarretou na sociedade portuguesa, em geral, e nos programas de formação de professores para a matéria, em particular (data inicial): (2) necessidade do estudo evolutivo sobre o tema (data final). Na organização dos dados utilizámos uma seriação cronológica. Pretende-se emitir um juízo o mais certeiro possível do estado da Formação de Professores de Educação Física e Desporto através das disposições legais, concebidas como fontes reguladoras da actividade humana e, portanto, do marco jurídico do sistema educativo português. Outras implicações sugeridas pela presente investigação só poderão ser explicadas em função de prolongamentos de investigações a realizar. O presente estudo é uma actualização de um outro apresentado em 2000 ao XVIII Congresso Nacional de Educación física, realizado em Ciudad Real.