ESECB - Escola Superior de Educação
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Browsing ESECB - Escola Superior de Educação by Author "Abreu, Ana Cristina Andrade"
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- A importância da cooperação entre a escola e a família : um estudo de casoPublication . Abreu, Ana Cristina AndradeO presente trabalho enquadra-se na realização do relatório de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como tema “A Importância da cooperação entre a escola e a família”. O estudo tem como objetivo geral obter um maior conhecimento acerca das relações existentes entre a escola e a família. Desta forma, decidimos utilizar uma metodologia qualitativa com recurso a instrumentos também de cariz quantitativo. De um modo geral, é fundamental no desempenho das nossas funções enquanto professoras identificar corretamente as situações problemáticas para melhor intervir e procurar minimizar as dificuldades e necessidades sentidas pelas crianças e as suas famílias, isto é, focalizar, localizar e identificar as problemáticas, procurando sempre ter como finalidade solucionar, na medida do possível, o bem-estar da criança e, se possível da família. Convém, contudo, realçar que esta meta é da responsabilidade de vários intervenientes e não somente da escola. No âmbito do trabalho que tivemos a oportunidade de desenvolver em contexto escolar, organizamos algumas atividades que procuraram promover a cooperação entre a escola e a família. Os familiares das crianças foram convidados à escola, de forma a proporcionar às crianças um dia diferente. Serão apresentados os respetivos planos das atividades e posteriores resultados e reflexões. Consideramos que estas cumpriram o seu objetivo primordial. As crianças, não só gostaram da iniciativa, como também demonstraram uma positiva mudança de atitude no que diz respeito ao interesse, motivação e disciplina. O questionário aplicado aos pais/encarregados de educação permitiu-nos verificar a sua disponibilidade em colaborar nos processos de ensino-aprendizagem, no sentido em que essa relação pode promover uma mudança qualitativa no envolvimento e nos resultados escolares. Os dados do nosso estudo comprovam a tendência para uma maior consciência participativa, que se traduz numa relação pais/escola cada vez mais forte, ― a qual se evidencia por uma maior informação dos pais/encarregados de educação acerca das questões da escola, um maior consenso em relação ao que é feito na escola e ainda à sua participação nos trabalhos que os educandos levam para casa―. (Canário,1992)