ESECB - Escola Superior de Educação
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Browsing ESECB - Escola Superior de Educação by Author "Afonso, Filipa Vanessa Calmeiro"
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- A promoção de competências sociais e emocionais em contexto pré-escolarPublication . Afonso, Filipa Vanessa Calmeiro; Pereira, Cristina Maria GonçalvesO presente Relatório de Estágio está dividido em duas partes. A primeira parte relata a experiência de aprendizagem realizada no contexto das práticas supervisionadas em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Nesta, são apresentadas as instituições, os grupos onde foi implementada, a organização da prática, algumas planificações da intervenção pedagógica e as respetivas reflexões. Na segunda parte surge a descrição e análise do processo investigativo que decorreu durante a prática supervisionada em Educação Pré-Escolar. A temática em análise centra-se no desenvolvimento das competências sociais e emocionais em contexto da Educação Pré-Escolar. A opção por este tema deve-se a uma curiosidade e interesse pessoais de compreender os comportamentos sociais e emocionais das crianças e, ao mesmo tempo, de desenvolver nas crianças essas competências por forma a que no futuro consigam assumir um papel interventivo e cooperante, sendo capazes de enfrentar positivamente os desafios e conflitos socio-emocionais. Como opção metodológica o estudo organiza-se como uma investigação-ação. O grande objetivo desta metodologia é a reflexão sobre a ação, ou seja, tem como finalidade a transformação da realidade, relacionando a ação com a investigação. Recorrendo a um processo cíclico passa pela observação, planificação, ação e reflexão crítica. Os participantes do estudo são crianças, com quatro anos de idade, que frequentam o jardim de infância onde foi implementada a Prática Supervisionada em Educação Pré-escolar. Para verificar a evolução dessas crianças ao longo do estudo, foi aplicado um inquérito de Capacidades e Dificuldades (SDQ). Este foi respondido pela educadora no início da investigação para verificar o nível de competências socioemocionais do grupo. Ao longo da prática supervisionada foram aplicadas atividades de promoção de competências socioemocionais e no final do processo de implementação dessas atividades a educadora cooperante respondeu a uma versão follow-up do questionário. A análise dos dados centrou-se na comparação dos resultados obtidos nas duas fases de administração do SDQ, bem como na observação e registo dos comportamentos e respostas das crianças aquando da exploração do material didático “Uma caixa cheia de emoções” e de uma história infantil As Girafas não Dançam, de Giles Andrae. Tendo consciência de que os resultados obtidos não são unicamente resultantes da intervenção efetuada, mas da conjugação de vários fatores em interação, dos quais quero ressaltar as aprendizagens proporcionadas com a frequência do Jardim de Infância, penso poder afirmar que a intervenção proporcionou vivências promotoras de competências socioemocionais junto dos participantes no estudo.