ESGIN - Teses de Doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESGIN - Teses de Doutoramento by Author "Guerra, Nuno José Martins"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A adoção e implementação das aplicações de social media : as grandes empresas portuguesasPublication . Guerra, Nuno José Martins; Silvério, Marta da Conceição Cruz; Quaresma, Rui Filipe CerqueiraA presente tese visa a caracterização da situação atual de adoção e implementação do social media no seio das grandes empresas em Portugal. A expressão social media representa um conjunto de meios e ferramentas online e/ou mobile, que permitem a partilha e discussão de informação entre pessoas. A metodologia de investigação adotada seguiu uma metodologia empírica, transversal por via de sondagem. O estudo empírico baseia-se numa amostra de 138 grandes empresas portuguesas distribuídas por 27 setores de atividade. A recolha dos dados primários foi efetuada através de um questionário de tipo estruturado disponibilizado pela via online. A análise de dados foi efetuada com base nas técnicas estatísticas de tipo não paramétrico, designadamente o Qui-Quadrado (análise bivariada) e o Modelo de Regressão Logit (análise mutlivariada). Foram formulados 4 testes de hipóteses para verificar a associação entre a variável dependente referente à adoção do social media e as variáveis independentes: setor de atividade da empresa, operação em mercados internacionais, idade dos consumidores e tipo de canal utilizado. Das 138 empresas inquiridas, 59,5% confirmaram terem tomado a decisão de adotar plataformas/aplicações do social media na sua estratégia de comunicação. A análise da adoção e implementação incidiu sobre 8 plataformas/aplicações do social media. Dos resultados apresentados, verificou-se que o Facebook, o Youtube e o Twitter são as plataformas/aplicações a que as empresas da amostra mais recorrem para o exercício da sua atividade. As principais vantagens referidas pelos gestores para justificar a adoção do social media foram a sua utilidade para apresentarem os novos produtos e serviços da empresa e o facto de ajudar a aumentar a notoriedade da marca. Entre as principais desvantagens apontaram-se as dificuldades de avaliação da sua eficácia, bem como a possibilidade de surgirem comentários negativos acerca da empresa.