ESGIN - Teses de Doutoramento
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- Desenvolvimento de um sistema colaborativo de indicadores de sustentabilidade em comunidades rurais: o estudo de caso da Beira BaixaPublication . Manso, Sandra; Caeiro, Sandra Sofia Ferreira da Silva; Pardo Abad, Carlos JavierA necessidade de gerir eficientemente e eficazmente os recursos, em conjunto com o Desenvolvimento Sustentável (DS), implica o envolvimento de todos os agentes, quer políticos, quer organizações civis e cidadãos, de uma forma ativa, que promova a transformação para sociedades mais sustentáveis. Atualmente começou a surgir o debate sobre como avaliar e monitorizar o DS em pequenas cidades e municípios rurais que apresentam caraterísticas distintas das grandes cidades. As comunidades intermunicipais, compostas por estes municípios, desempenham um papel fundamental na promoção de políticas enquanto fator chave para a coesão territorial europeia, onde os Sistemas de Indicadores (SI) representam uma peça chave como instrumento de apoio à tomada de decisão. Torna-se assim fundamental desenvolver SI, com base em processos colaborativos, que incorporem as preocupações da comunidade local e as especificidades de regiões rurais e que tenham especial enfoque nos grupos mais jovens, considerando o seu papel nas futuras gerações. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um SI numa comunidade maioritariamente rural, baseado num processo participativo e de co-criação, constituído, na primeira fase, por um questionário aplicado a uma amostra representativa da população (adulta e jovem) com o objetivo de conhecer as suas perceções e as atitudes sobre o DS e quais as áreas onde é preciso atuar para a sua aplicação no município onde residiam. Na segunda fase, pela realização de grupos focais aos atores-chave e aos jovens, pretendeu-se aferir quais os indicadores que deviam integrar o SI para monitorizar o DS. O estudo de caso refere-se à Beira Baixa, que representa aproximadamente 0,8% da população residente em Portugal, integra os 3º e 4º maiores concelhos do país em termos de área, o que se traduz numa das mais baixas densidade populacional. Esta região tem ainda os mais baixos índices de dependência de jovens e dos mais elevados índices de envelhecimento a nível nacional. Os resultados permitem verificar que a grande maioria dos inquiridos já ouviu falar de DS e que a sua promoção compete, em primeiro lugar, a cada um de nós. Quando questionados sobre SI, menos de metade dos inquiridos ouviu falar em SI, no entanto, referem que a escolha dos indicadores deveria ter em conta a sua opinião. De 40 temas apresentados à população, 22 obtiveram uma média igual ou superior a 4 (numa escala de 1 a 5), os quais estão relacionados com as dimensões social e ambiental e com uma componente “imaterial” das questões da sustentabilidade. Posteriormente, foram apresentados 123 indicadores aos atores-chave e jovens, para debaterem e avaliarem os indicadores associados aos temas, dos quais 56 constituíram o SI para esta comunidade. A abordagem inovadora de envolvimento da população na conceção de um SI de âmbito local, incorporando os jovens neste processo, enquanto agentes de mudança e promotores do DS, principalmente no mundo rural, pode agora permitir o desenvolvimento de metas e objetivos específicos em zonas com elevada desertificação humana, mas com elevados valores naturais. Desta forma pode permitir exercer pressão junto do governo e das autarquias no combate às desigualdades sociais e nas suas responsabilidades pelos compromissos face à sociedade, em concreto, no que se refere à sustentabilidade local, podendo esta abordagem ser replicada e validada em outras localidades tanto em termos nacionais ou internacionais.
- Inovação institucional, turismo e desenvolvimento em territórios de baixa densidade: o caso do Geopark NaturtejoPublication . Ramos, George; Fernandes, João Luís JesusA pressão competitiva atual implica alterações profundas e fundamentais na atividade económica. Muitas organizações lutam por se manter a par com as rápidas mudanças nas infraestruturas e nas práticas. Disrupção, pressão competitiva e antecipação de necessidades são desafios que conduzem a gestão a inovar, mas focalizando os esforços em inovação tecnológica e de produto. No entanto, com a crescente diminuição do ciclo de vida dos produtos e das tecnologias, aquelas inovações criam valor por cada vez menos tempo. As discussões e iniciativas à volta da inovação têm sido acompanhadas por uma crescente literatura que apresenta e estuda abordagens ao produto, ao serviço, ao processo, ao modelo de negócio, à própria gestão. Apesar de úteis, aquelas discussões e iniciativas podem acabar por falhar uma oportunidade relevante, subexplorada e cada vez mais relevante - a inovação institucional. A possibilidade de rever o estado da arte da atuação das instituições e desenvolvendo a arquitetura relacional dentro e entre instituições, reavaliando os trade-offs entre elas é o ponto de partida do trabalho apresentado, prestando a atenção devida ao conhecimento, à aprendizagem, à criatividade, ao funcionamento em rede e ao território. O que se procurará determinar é se uma nova arquitetura institucional permite às instituições aprender mais rápido para transpor essa aprendizagem de forma mais efetiva, em seu benefício, em benefício da rede à(s) qual(ais) se encontra ligada e em benefício da comunidade onde se encontra localizada. Percebendo a importância deste tipo de inovação, este trabalho pretende analisar a contribuição de inovação institucional para o desenvolvimento das atividades turísticas em territórios de baixa densidade, focando o papel desempenhado pelos geoparques. Para atingir este desiderato, a perceção das dinâmicas no Turismo, do lado da oferta e do lado da procura, são fundamentais no sentido de posicionar o caso de estudo - o Geoparque Naturtejo da Meseta Meridional, Portugal – no âmbito daquelas dinâmicas. Uma vez que as ações desta instituição se refletem no espaço, a compreensão sobre as temáticas territoriais foi também desenvolvida, com a particularidade de se distinguirem as especificidades dos Territórios de Baixa Densidade devido ao território onde se localiza o caso de estudo. As conclusões retiradas evidenciam (ainda) alguma articulação precária entre os atores regionais e um grande nível de dependência face aos poderes públicos, limitando o impacto que a instituição Geoparque Naturtejo produz no território. É possível ainda referir um subaproveitamento das potencialidades existentes na região, seja ao nível dos atores, seja ao nível da oferta. A capacidade do Geoparque em estabelecer o ‘seu’ território é inegável; o reconhecimento desse território por parte da comunidade em geral (residentes, empresas, turistas) é, no entanto, algo que exige um esforço maior pela gestão da instituição. Em turismo, a interatividade é imprescindível. A capacidade de articulação entre forças dinâmicas é de tal forma importante que, se não existir, pode inverter toda a lógica de desenvolvimento. Uma correta conceptualização que envolva os diferentes atores - institucionais, económicos, financeiros, empresariais - numa rede sinérgica de cooperação permitirá catapultar a região, no seu todo, para novos limiares produtivos, atendendo ao conjunto de recursos disponíveis.
- Innovation and entrepreneuship networks as global competitiveness driversPublication . Farinha, Luís; Ferreira, João José de MatosThe main aim of this thesis is to analyze the relationship between innovation, entrepreneurship and competitiveness, following the triple helix network approach to regional economies, considering their impact on socio-economic development. This correspondingly involved a mixed research typology, as advocated in chapters 2 to 5, alternating between quantitative methodologies, deploying descriptive statistics, structural equation modelling (SEM) and hierarchical cluster analysis; and the qualitative methodology underpinning the case studies. The socio-economic prosperity of triple helix spaces (Academia-Industry-Political Decision regional spaces of interaction) depends on competitive advantages, including their positioning in terms of innovation and entrepreneurship factors, local endogenous resources and the development trajectories attained. The study revealed the scope for grouping the countries analyzed by the Global Competitiveness Report (GCR) and the Global Entrepreneurship Monitor (GEM) into five clusters: (1) Balanced low performance, (2) Moderate competitiveness, (3) High competitiveness, (4) High GDP per capita, and (5) Performance excellence. Making direct comparisons between European regions, and with reference to the recognized United Kingdom centre of entrepreneurship in Oxfordshire, we recommend some future paths for the Centro region of Portugal, strongly based on the opportunities arising out of the Horizon 2020 programme and RIS3. Our conclusions point to the sheer relevance of important contributions from the regional and technological clusters and the collaborative A-I research and development projects studied to the overall socio-economic development of economies. In summary, we may highlight two important theoretical contributions from this thesis: (1) the presentation of the "Regional Helix Turbine Model", clarifying the role of different actors within the context of triple helix regional spaces and their potential contribution to enhancing competitiveness; and (2) the definition of a performance measurement model appropriately adjusted to these dynamics: the "Helix Regional Scoreboard". As recommendations and future lines of research, we would call for the completion of comparative studies on the trajectories of triple helix regional spaces across Europe featuring different levels of innovation and competitiveness as well as the "RHS" validation through the comparison of the Oxfordshire and Centro regions,, both included in this thesis.
- Envelhecimento, trabalho e práticas de gestão de recursos humanosPublication . Pinto, Ana Roque Santos; Ramos, Sara Cristina Moura da SilvaNum futuro próximo o envelhecimento demográfico terá consequências relativas quer na população em geral, quer na composição da população ativa e na escassez de algumas competências. O objetivo geral desta investigação visa compreender quais as práticas de GRH que contribuem para a retenção dos trabalhadores de diferentes idades. Com base nestas premissas, realizámos três estudos com o objetivo de (1) perceber se e como os Gestores de RH consideram a questão da idade no desenvolvimento de práticas de GRH. Neste sentido, entrevistámos 14 gestores de RH de pequenas, médias e grandes empresas e realizámos uma análise qualitativa; (2) analisar a relação entre as práticas de GRH e as intenções de reforma. Para tal, aplicámos um questionário online a 402 trabalhadores de várias empresas; (3) analisar bundles de GRH em vez de práticas isoladas de GRH, salientando assim a importância da coerência do sistema de GRH como um todo. A amostra foi a mesma do estudo anterior. O não-alinhamento entre as práticas efetivas nas organizações e as práticas que os trabalhadores consideram importantes, parece tornar evidente que ainda há muito trabalho a ser feito nesta área, salientando a importância do desenvolvimento de práticas adequadas às necessidades e desejos dos trabalhadores. Entendemos que o nosso estudo pode ser um ponto de partida para a investigação sobre os possíveis fatores de apoio envolvidos na questão da idade, uma vez que existe uma relação entre a perceção das práticas de GRH e a intenção de reforma.
- A adoção e implementação das aplicações de social media : as grandes empresas portuguesasPublication . Guerra, Nuno José Martins; Silvério, Marta da Conceição Cruz; Quaresma, Rui Filipe CerqueiraA presente tese visa a caracterização da situação atual de adoção e implementação do social media no seio das grandes empresas em Portugal. A expressão social media representa um conjunto de meios e ferramentas online e/ou mobile, que permitem a partilha e discussão de informação entre pessoas. A metodologia de investigação adotada seguiu uma metodologia empírica, transversal por via de sondagem. O estudo empírico baseia-se numa amostra de 138 grandes empresas portuguesas distribuídas por 27 setores de atividade. A recolha dos dados primários foi efetuada através de um questionário de tipo estruturado disponibilizado pela via online. A análise de dados foi efetuada com base nas técnicas estatísticas de tipo não paramétrico, designadamente o Qui-Quadrado (análise bivariada) e o Modelo de Regressão Logit (análise mutlivariada). Foram formulados 4 testes de hipóteses para verificar a associação entre a variável dependente referente à adoção do social media e as variáveis independentes: setor de atividade da empresa, operação em mercados internacionais, idade dos consumidores e tipo de canal utilizado. Das 138 empresas inquiridas, 59,5% confirmaram terem tomado a decisão de adotar plataformas/aplicações do social media na sua estratégia de comunicação. A análise da adoção e implementação incidiu sobre 8 plataformas/aplicações do social media. Dos resultados apresentados, verificou-se que o Facebook, o Youtube e o Twitter são as plataformas/aplicações a que as empresas da amostra mais recorrem para o exercício da sua atividade. As principais vantagens referidas pelos gestores para justificar a adoção do social media foram a sua utilidade para apresentarem os novos produtos e serviços da empresa e o facto de ajudar a aumentar a notoriedade da marca. Entre as principais desvantagens apontaram-se as dificuldades de avaliação da sua eficácia, bem como a possibilidade de surgirem comentários negativos acerca da empresa.
- Evaluación del cambio en pacientes oncológicos : un enfoque estadísticoPublication . Nunes, SaraEsta investigación se centra en el análisis crítico de los métodos estadísticos multivariantes utilizados en la deteccción de cambios reales (cambios Alfa) en Calidad de Vida Relacionada con la Salud (CVRS) y en la detección de cambios Beta y Gamma (Response Shift) que pueden enmascarar el verdadero cambio: el método de Ahmavaara (1954), la propuesta de Vicente-Galindo (2003) basada en el Statis y las Metacomponentes de Krzanowski, para comparar las estructuras factoriales, el método de Zwinderman (1990) para aislar la componente del cambio debido al tratamiento de la componente debida al paso del tiempo (adaptación), el modelo de curvas de crecimiento latente de Potthoff & Roy (1964), para investigar el patrón de cambio a lo largo del tiempo, el modelo de Oort (2005) para aislar las distintas componentes del Response Shift y diferenciar entre recalibración uniforme y no uniforme y el procedimiento de Mayo (2008) para identificar grupos de pacientes en los que se ha producido el fenomeno de Response Shift. Las tecnicas se han aplicado a datos obtenidos de 132 pacientes oncológicos (mama/utero/ovario y colon/recto) de un estudio longitudinal multicentrico (varios hospitales portugueses), a los cuales se les han pasado dos instrumentos de medida, uno genérico, el SF-36 y uno específico, el RSCL, ambos validados en Portugal. El SF36 tiene 36 ítems agrupados en 8 subescalas: Funcionamiento Físico, Desempeño Físico, Dolor Corporal, Salud General, Vitalidad, Funcionamiento Social, Desempeño Emocional y Salud Mental. El RSCL tiene 39 ítems y 4 subescalas, Síntomas Físicos, Angustia Psicológica, Nivel de Actividad y CVRS Global. Los cuestionarios se han aplicado tres veces: antes de la cirugía o de comenzar la quimioterapia, despues de la intervención quirúrgica o en medio de los ciclos de quimioterapia y despues de la cirugia o quimioterapia. Se han detectado cambios Beta uniformes y no uniformes y cambios reales Alfa.
- A imagem de marca país : aplicação ao caso de PortugalPublication . Filipe, Sara BritoA importância que tem sido atribuída à gestão de marca, como via de obtenção de vantagens a longo prazo pelas organizações, confere-lhe uma dimensão estratégica que a transforma num valioso activo a explorar. Mas não só ao nível das organizações; a exigência que se coloca aos países para que conheçam e entendam as necessidades dos seus diferentes públicos (cidadãos, investidores, empresas, turistas), de modo permanente, torna-se crucial para adaptar os produtos ou serviços do país a essas necessidades. Hoje, mais do que antes, os países necessitam de adoptar instrumentos de gestão estratégica de marketing e de gestão de marca que lhes permita manter a sua atractividade frente a outros países, seja na atracção de empresas, turistas, instituições ou eventos. A relevância desta investigação é reforçada pela importância que conceitos como marca-país ou place branding têm vindo a ganhar nos últimos anos. Acredita-se que a imagem país pode representar uma vantagem competitiva importante, constituindo uma fonte de valor traduzida na confiança, fiabilidade, credibilidade e qualidade que essa imagem lhe consegue transmitir. Este trabalho focaliza-se no estudo da Marca Portugal e na avaliação da sua imagem junto dos consumidores portugueses. Evidencia-se a importância da marca país no contexto económico actual, bem como o caminho que tem sido percorrido para a afirmação dos produtos e marcas portuguesas num mercado cada vez mais globalizado. Pretende-se reflectir sobre a importância da utilização de técnicas de branding por parte de Portugal na gestão da sua imagem; reflectir sobre a capacidade em gerar (ou não) valor aos produtos e marcas portuguesas, bem como verificar se a percepção negativa evidenciada pelos diferentes estudos disponíveis continua a ser partilhada pelos consumidores portugueses. Foi desenvolvido um estudo empírico assente em quatro objectivos específicos: (i) aferir a Imagem da Marca Portugal entre os consumidores portugueses; (ii) comparar, entre os consumidores portugueses, a imagem dos produtos portugueses com a de produtos de outras nacionalidades; (iii) aferir o conhecimento dos portugueses acerca da realidade do país; (iv) determinar se o facto de não conhecer a realidade do país influencia negativamente a auto-imagem dos portugueses. A investigação revelou que a imagem que os consumidores portugueses têm dos produtos e marcas portugueses ainda não acompanha o posicionamento pretendido pelos governantes. Concluiu-se que globalmente os consumidores portugueses têm uma imagem bastante favorável acerca de Portugal e dos seus produtos, mas as associações evocadas, apesar de positivas e favoráveis, não se consideram diferenciadoras, capazes de atribuir valor aos produtos nacionais; continuam a associar Portugal com a produção de bens tradicionais, com destaque para o vinho, lacticínios, fruta, calçado ou azeite, sectores de actividade económica primária. Continuam a não associar Portugal à produção de energias renováveis ou bens de índole tecnológica, base do reposicionamento pretendido pelos governantes com o programa da Marca Portugal. Do mesmo modo se conclui que as marcas com maior notoriedade junto dos consumidores portugueses pertencem, na sua maioria, aos sectores tradicionais recordados pelos mesmos.
- Declínio organizacional e estratégias de recuperação nas pequenas e médias empresas: uma abordagem holísticaPublication . Madeira, PauloO objectivo da tese é investigar – tomando como base uma amostra de 122 Pequenas e Médias Empresas portuguesas, utilizando a metodologia estatística de modelação através de equações estruturais (Strucutural Equation Modeling – AMOS 5.01 do SPSS), analisando numa visão holística – padrões de inter relações entre diversas dimensões organizacionais e ambientais: factor humano, ambiente, recursos e capacidades organizacionais, actuação estratégica, causas do declínio e acções estratégicas de recuperação, com o intuito de melhor compreender a sua influência no nível de desempenho, percebendo as razões (contextuais) de seu declínio e (o contexto e conteúdo) da sua recuperação. Os resultados obtidos evidenciam uma associação directa, positiva e significativa, entre, a menor competência dos recursos humanos e o reduzido acesso a informação interna e externa de gestão, e os baixos níveis de desempenho. Perante a noção da existência de uma elevada competição e uma menor procura dos produtos do sector de actividade, a atitude da gestão baseada num estilo muito centralizado e com níveis moderados de complacência, relaciona-se de forma significativa com uma actuação estratégica, de crescimento moderado no actual binómio produto/mercado, com uma reduzida utilização de técnicas de rastreio do meio envolvente. Esta actuação estratégica afecta de forma contínua o desempenho, manifestado numa redução do Resultado Líquido do Exercício e na Rentabilidade do Activo. A percepção dos gestores de que a causa do declínio foi devida a um ambiente competitivo, leva-os a implementar um conjunto de acções visando a reestruturação operacional, melhorando a sua competitividade por via da redução da estrutura de custos e do número de efectivos. Tais acções são significativamente influenciadas pelo enfraquecimento da concorrência, pela capacidade negocial de melhores condições de pagamento e recebimento, e pela existência de adequados meios financeiros (fluxos de caixa positivos e financial slack resources). Esta actuação estratégica de recuperação revelou-se determinante na melhoria do desempenho, para a qual também contribuiu de uma forma significativa a actuação comercial e de marketing através da obtenção de informações sobre clientes (inquéritos e estudos de mercado) e de uma análise criteriosa (selecção) de clientes.
- Competências para o entrepreneurship : um modelo explicativoPublication . Carvalho, PedroO objectivo deste estudo é investigar as competências pessoais que são necessárias para a criação de novas empresas e para o desempenho da função empresarial. Tendo em conta a revisão bibliográfica, foi desenvolvido um modelo sobre as características pessoais dos empresários, fundamentado na teoria sobre as competências individuais e na teoria sobre o entrepreneurship. O modelo de investigação inclui os seguintes elementos: antecedentes pessoais, conhecimentos empresariais, motivações empreendedoras, auto-eficácia empreendedora e envolvente institucional, sendo desenvolvidas hipóteses de investigação relacionadas com estes elementos. O estudo é composto por uma amostra de 481 alunos do ensino superior, que frequentam cursos relacionados com a área tecnológica e a área empresarial, sendo os dados recolhidos através de um questionário de administração directa. Os resultados obtidos indicam que, o sexo, os antecedentes familiares empreendedores e os factores designados por conceptual, necessidade de desenvolvimento pessoal e a auto-eficácia empreendedora estão relacionados de forma positiva com a formação da intenção empreendedora. Convém acrescentar que os resultados obtidos permitem também verificar, quando comparada a intenção empreendedora dos alunos a curto prazo e a médio prazo, a não existência de diferenças significativas nas variáveis. No capítulo sobre as conclusões deste estudo são apresentadas as implicações teóricas e práticas, assim como as limitações e sugestões para futuras investigações.