ESGIN - Livros ou capítulos de livros
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESGIN - Livros ou capítulos de livros by Author "Cruz, Ana"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Flipping the best journals in accounting, business and finance: what fruits do we collect?Publication . Farinha, Luís; Cruz, Ana; Sebastião, Joãohe literature on accounting, business, and finance, as a sub-area of the sciences of administration and management, has been receiving strong attention from researchers since the 1950s. This study´s main goal is to evaluate the nature and course of development of the literature on these research areas. A bibliometric analysis on the top journals published on the Web of Science and on the Scopus databases is conducted. Results synthesize the conceptual framework related to this area of science, identifying the roots of its intellectual structure, which give life to the respective tree of knowledge. New paths for future research are outlined.
- Oportunidades, incentivos e recursos para empreenderPublication . Piteira, Margarida; Cruz, Ana; Valente, Fernando; Costa, TeresaO empreendedorismo tem-se constituído como objeto de estudo na literatura dos últimos tempos. Em paralelo, tem-se evidenciado em diversos e vastos projetos de investigação, para além de se constituir como um pilar essencial para o desenvolvimento económico. Um exemplo claro desta tendência é o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), referência a nível mundial na monitorização das dinâmicas de empreendedorismo no mundo, sendo defendido como um fator de crescimento económico e sugerindo políticas adequadas para incentivar a atividade empreendedora. De igual modo, diversas têm sido as perspetivas pelas quais o empreendedorismo tem sido discutido. Assumindo um olhar mais economicista e gestionário das suas problemáticas, as dimensões das oportunidades, incentivos e recursos para empreender são incontornáveis. Num mundo incerto, volátil e hipercompetitivo, o sucesso do empreendedorismo depende da capacidade do empreendedor em detetar novos mercados e oportunidades de negócios, bem como da sua capacidade em mobilizar eficazmente os recursos e incentivos para o desenvolvimento do seu empreendimento.