Browsing by Author "Almeida, Alfredo Melo Vasconcelos de"
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- Utilização da partitura, da tablatura, da audição e da imitação no ensino da guitarra clássica como preparação de alunos de iniciação para o ensino articuladoPublication . Almeida, Alfredo Melo Vasconcelos de; Carvalhinho, Miguel Nuno MarquesA utilização das diferentes abordagens de ensino da guitarra clássica representam importantes estratégias pedagógicas no desenvolvimento musical das crianças. A sua aprendizagem, integrando conceitos desde a notação tradicional à oralidade, inseridos na transição do ensino básico para o articulado, representam um fator de complementaridade musical, mas também um ensaio quanto à adequação metodológica. A compreensão das contribuições que as abordagens multivariadas trazem na preparação dos alunos enquanto aprendizes de um instrumento é uma das questões analisadas neste estudo. Recorrendo à utilização da partitura, tablatura, imitação e audição, procura-se confrontar os benefícios, desvantagens e desafios de cada método, onde o recurso ao modelo comparativo, combinando as diferentes abordagens de ensino, avaliam o grau de progressão performativa dos métodos no âmbito da sua aprendizagem. Sobre os resultados retirados acerca da assertividade e da eficácia dos métodos, poder-se-ão retirar implicações e recomendações futuras para a prática do ensino instrumental da guitarra clássica, na fase iniciática, como preparação para o ensino oficializado. Em suma, este estudo de caso explora de uma forma abrangente a complexidade pedagógica do ensino da guitarra clássica numa fase de iniciação, sendo que a integração das diferentes abordagens representa uma ferramenta de preparação para estágios mais avançados e o conhecimento do instrumento. Este trabalho está estruturado em três partes distintas. A primeira parte reúne o conteúdo referente à contextualização e caraterização da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, local onde se realizou o estágio. A segunda parte contendo os registos da prática de ensino supervisionada e a terceira parte, com a apresentação do projecto de investigação.
