Browsing by Author "Alveirinho, Raquel"
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- A seda e a criança do pré-escolarPublication . Alveirinho, Raquel; Tomás, Helena; Alveirinho, Dolores; Esteves, PaulaPropomo-nos apresentar, nesta comunicação, uma estratégia de ensino/aprendizagem realizada no âmbito da Educação de Infância, na temática Ciência e Conhecimento do Mundo. Subordinada ao tema Os Materiais na Educação Pré-Escolar e tendo por base a Seda como material a ser explorado numa visão integradora Ciência, Tecnologia e Arte, a estratégia foi desenvolvida, nos dois últimos anos lectivos, com crianças de Jardins-de-infância da cidade de Castelo Branco. Em termos metodológicos salientamos o Ensino Experimental das Ciências pela Resolução de Problemas. É nossa convicção que o processo de ensino/aprendizagem implementado poderá contribuir para proporcionar às crianças uma educação que lhes permita desenvolver conceitos, competências manipulativas e de comunicação, o sentido da precisão e do rigor, atitudes e valores, bem como o gosto por aprender, imprescindíveis à compreensão do mundo que as rodeia.
- O uso de fotografias na exploração das perceções de qualidade de vida familiar de pais de pessoas com deficiência intelectual : resultados preliminaresPublication . Alveirinho, Raquel; Santos, Maria João Seabra dosNo âmbito dos métodos qualitativos, os dados visuais têm ganho destaque, nomeadamente a entrevista com foto-elicitação, onde se recorre a fotografias para evocar comentários, memórias e diálogo. Apesar de amplamente aplicada nas áreas da Etnografia e Antropologia, é ainda escasso o seu uso no domínio da Psicologia da Família. O principal objetivo do presente trabalho é explorar a forma como as entrevistas com foto-elicitação podem contribuir para conhecer as perceções de pais de pessoas com deficiência intelectual (DI) acerca da sua Qualidade de Vida Familiar (QdVF). Em famílias de pessoas com DI, a QdVF pode ser definida como uma perceção subjetiva de bem-estar da família para a qual contribuem todos os seus membros e em que as necessidades individuais e familiares interagem. Através das entrevistas com foto-elicitação foi possível aceder a dados sobre as pessoas presentes nas fotografias, os momentos em que foram tiradas e os sentimentos presentes e evocados. Em conclusão, trata-se dum método de recolha de dados bastante rico e promissor, uma vez que permite explorar as perceções dos participantes acerca da QdVF de forma aprofundada