Browsing by Author "Campos, Amanda Queiroz"
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- A captação de tendências para a inovação : proposta de um observatório no Estado da Santa CatarinaPublication . Campos, Amanda Queiroz; Balem, Francieli; Gomez, Luiz RibasA constante busca pela diferenciação e a obtenção de destaque no mercado, faz com que as empresas utilizem-se de diversas estratégias. A inovação é uma delas. Este artigo estabelece um paralelo entre a inovação e tendências, para então focar no objetivo principal que é relacionar a captação de tendências como princípio estratégico para gerar inovação. Objetiva assim apresentar o projeto desenvolvido, o MOOD lab - Laboratório de mercado, observação e design - um observatório de captação de tendências, que visa integrar as instituições, profissionais, empresas e associações na busca de informação e construção de conhecimento do perfil do consumidor. Como metodologia para alcançar o objetivo, foi utilizado pesquisas exploratórias e bibliográficas. Os resultados alcançados mostram que as tendências estão estreitamente relacionadas com as estratégias de inovação, e que, estabelecer esta relação é importante para empresas tenham como objetivo a valoração de seus produtos e consequentemente da sua marca.
- Eventos de moda durante a pandemia de Covid 19 : a experiência do OCTA Fashion digitalPublication . Campos, Amanda QueirozA pandemia do Covid 19 acelerou a digitalização na criação, produção, comunicação e consumo de moda. As normas de isolamento social e o fechamento de aeroportos impossibilitaram a realização de eventos de moda presenciais. Nesse contexto, marcas e estilistas buscaram soluções para lançarem suas coleções. Na Universidade do Estado de Santa Catarina a irrealizabilidade das actividades presenciais conduziu à realização do desfile de conclusão de curso de forma digital. Este artigo objetiva apresentar o relato de experiência da organização e realização do evento OCTA Fashion, demonstrando a divisão das tarefas em grupos de trabalho. Como resultado lançou-se em Dezembro de 2021 o fashion film composto de video conccito, desfile e documentário.
- A experiência de marca da metodologia TXM associada ao visual merchandising : os pontos de venda da marca Farm Rio.Publication . Campos, Amanda Queiroz; Gomez, Luiz Ribas; Pilatti, GrasieleMetodologias organizam as etapas de um projeto a serem seguidas. Com base nisso, a metodologia TXM Branding visa contribuir com processos relacionados a pensar, experienciar e gerir marcas. No âmbito da experiência, este estudo quesona como as estratégias de visual merchandising podem acoplar-se de maneira que contribua com os ativos da marca em um ponto de venda a fim de gerar experiências sensoriais. Portanto, através de levantamento bibliográfico e estudo de caso, esperou-se apresentar essa recente metodologia de design como mais uma alternativa de controle projetual e também, aproximá-la da prática do visual merchandising. A fim de exemplificar o apelo sensorial de uma marca, foi escolhida a marca brasileira de vestuário feminino “Farm” que terá seus aspectos conceituais analisados nesse estudo.
- Informar e sensibilizar: estudo da comunicação de marca de moda em suporte gráfico digitalPublication . Campos, Amanda Queiroz; Sousa, Richard PerassiCom as transformações no design da informação, também sofreram alterações os processos de comunicação visual. O estudo pretendeu compreender a transmissão de informações em um website de moda. A pesquisa evidenciou que as informações foram passadas, principalmente, através de imagens. Estas se mostraram eficientes em explicar, sentir, transmitir e sensibilizar o conteúdo para o usuário.
- Panorama da indústria de moda catarinense : desafios na valorização estético simbólica dos produtos do vestuárioPublication . Campos, Amanda QueirozEste trabalho abordou o conceito de moda, bem como suas relações com as tendências, os produtos e o mercado de moda. De forma aplicada, conduziu-se um estudo teórico bibliográfico moda, vestuário, consumo simbólico e marcas comerciais e também um estudo documental a parr de levantamentos sobre o contexto produvo têxl e de confecção do estado de Santa Catarina. Sabe-se que nesse estado, a oferta de produtos baseia-se na crença de um diferencial sobre a qualidade material e técnica, que se mostra ultrapassada pela noção de incremento de valor simbólico, sendo a localidade percebida nacional e internacionalmente como produtora de vestuário e não como produtora de moda. Os processos de simbolização lidam com o patrimônio intangível e positivado construído pelas empresas de moda no processo de identificação e qualificação simbólica. As empresas de moda catarinense devem investir em marcas comerciais, formando identidades fortes e tornando-se referência não somente em qualidade, mas principalmente em criatividade e inovação.