Browsing by Author "Coelho, Mariana Celeste Oliveira"
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- A aprendizagem da música em fase de iniciação e o prosseguimento dos estudos na prática instrumental : um estudo exploratórioPublication . Coelho, Mariana Celeste Oliveira; Lloyd, David Wyn; Agostinho, Clotilde Alves NunesO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada e Projeto de Ensino Artístico, do 2º ano de Mestrado em Ensino da Música, da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte diz respeito à descrição e reflexão crítica da prática de ensino supervisionada, realizada na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e integra: a contextualização escolar e do meio envolvente; a organização, missão, visão e valores, os princípios orientadores bem como projeto educativo do mesmo; a caracterização dos alunos envolvidos na prática de ensino supervisionada, a planificação anual, algumas planificações e reflexões de aulas realizadas, terminando com uma reflexão pessoal sobre toda a prática pedagógica realizada ao longo do ano letivo. A segunda parte, é referente ao projeto de investigação que tem como objetivos centrais a análise da relação da aprendizagem de um instrumento na fase de iniciação com o prosseguimento dos estudos desse instrumento e se aprendizagem de um instrumento, em idade precoce, promove o desenvolvimento de outras competências. Neste sentido, procurou-se fazer uma revisão da literatura neste âmbito, principalmente a nível da iniciação musical/instrumental e das vantagens que ela proporciona ao nível do desenvolvimento integral da criança e à prossecução dos estudos. Por forma a realizar a investigação, construí dois instrumentos de recolha de dados, o inquérito por questionário para alunos e pais/encarregados de educação, e o inquérito por entrevista para professores. A metodologia utilizada na pesquisa é de natureza mista, suportada na análise de dados quantitativos e qualitativos, no sentido em que a investigação é aplicada a um variado número de alunos de instrumentos como: violino, piano, percussão, violeta, guitarra, trombone, contrabaixo, clarinete e flauta transversal. Estes discentes pertencem a três graus de ensino diferentes, tais como: iniciação musical/elementar, ensino básico (1º ao 5º grau) e ensino secundário (6º ao 8º grau). A análise dos resultados evidencia que a iniciação musical é bastante importante na educação infantil, uma vez que esta tem um impacto positivo no desenvolvimento das crianças, tanto a nível pessoal como instrumental e que influencia o prosseguimento dos estudos na vertente instrumental.