Browsing by Author "Corte, Vivian Isabel Faria da"
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- Estudo do desenvolvimento motor de crianças com idades compreendidas entre os 18 e os 44 meses de idade, ao nível das habilidades motoras globais e habilidades motoras finasPublication . Corte, Vivian Isabel Faria da; Paulo, Rui Miguel Duarte; Serrano, João Júlio de MatosA avaliação do Desenvolvimento Motor tem uma grande importância quando se fala na primeira infância. É relevante que os profissionais da saúde, da educação, entre outros, disponham de instrumentos para avaliação que permitam despistar atrasos e/ou deficiências, de forma a realizar um plano de intervenção adequado ao desenvolvimento da criança. O presente estudo enquadra-se numa tipologia quantitativa correcional, tratando-se de um estudo Transversal, que teve como objetivo geral caracterizar o desenvolvimento motor de crianças portuguesas com idades compreendidas entre os 18 e os 44 meses, onde participaram 128 crianças de ambos os géneros. Por sua vez, o objetivo geral foi dividido em 2 objetivos específicos, sendo que primeiro objetivo foi “Analisar se existe uma correlação entre as habilidades motoras globais e as habilidades motoras finas com a idade” e o segundo “Verificar se existem diferenças ao nível das habilidades motoras globais e habilidades motoras finas tendo em conta as variáveis género e tipo de amamentação (com leite materno/sem leite materno)”. O instrumento utilizado para avaliar o Desenvolvimento Motor foram as escalas Peadbody Developmental Motor Scales-2 (PDMS-2), e para a recolha das variáveis tipo de amamentação, género, idade e as habilidades motoras das crianças foi aplicado um questionário aos pais. Os resultados correspondentes ao primeiro estudo salientam as correlações pequena positiva entre as variáveis Idade e Habilidade de Integração Vísuo-motora e entre a variável Idade e a variável Habilidades Motoras Globais; uma correlação baixa positiva entre a variável Idade e as variáveis Habilidades Posturais e Habilidades de Locomoção, entre a variável Habilidades Motoras Globais com as variáveis Habilidades Motoras Finas e a Habilidade de Integração Vísuo-motora, e ainda entre a variável Habilidades Motoras Finas e as variáveis Habilidades Posturais e as Habilidades de Locomoção. E uma correlação moderada positiva entre as Habilidades Motoras Finas e as Habilidades Motoras de Manipulação Fina. Quanto ao segundo estudo, podemos verificar que o género masculino obteve valores médios superiores em todas as habilidades motoras, à exceção das “habilidades motoras finas” e “motricidade fina”, onde o género feminino obteve os valores médios mais elevados. Relativamente à análise inferencial, existem diferenças estatisticamente significativas (alfa < 0,05 e alfa < 0,01) nas variáveis “habilidades de locomoção” (p=0,000), “habilidades de manipulação de objetos” (p=0,000), “motricidade global” (p=0,000) e “quociente motor global” (p=0,017), apresentando o género masculino valores mais elevados, ou seja, os melhores desempenhos. Verificamos também que crianças que não foram amamentadas com leite materno, obtiveram valores médios superiores em todas as habilidades motoras comparativamente às crianças que foram amamentadas com leite materno, o que se traduz em melhores resultados, existindo diferenças estatisticamente significativas (alfa < 0,05 e alfa < 0,01) na variável “habilidades de manipulação fina” (p=0,024). Os valores obtidos indicam que, à medida que as crianças crescem, melhores são os resultados a nível do desenvolvimento motor. O género masculino obteve melhores resultados em todas as habilidades motoras, à exceção das habilidades motoras finas e na motricidade fina. E relativamente à amamentação, verificamos que as crianças que não foram amamentadas pelo leite materno obtiveram melhores resultados em relação ao desenvolvimento motor.
- Influence of breastfeeding type and gender on child development : differences in global and fine motor skillsPublication . Paulo, Rui; Corte, Vivian Isabel Faria da; Rebelo, Miguel; Duarte-Mendes, Pedro; Petrica, João; Serrano, JoãoBackground: There are few studies that approach the subject of breastfeeding related to the development of motor skills. The study aimed to verify if there are differences in the global and fine motor skills, considering the variables gender and type of breastfeeding, in children from 18 to 44 months. Methods: We developed a quantitative correctional typology, being a cross-sectional study with a sample of 128 children of both genders. The instruments used in the study were the Peabody Developmental Motor Scales-2, and to assess the profile of the children a questionnaire was delivered to the parents. To test the normality of the sample, we applied the Kolmogorov-Smirnov Test and the Shapiro-Wilk Test. The Mann-Whitney U-Test was used for independent samples, also calculating the effect size. Results: The boys obtained higher mean values in all motor skills, except for the fine motor skills and fine motricity, and in these, the girls obtainied the higher mean values. With respect to the inferential analysis, concerning the variable gender, there are statistically significant differences (P<0.00) in the variables: locomotor skills, object handling skills, global motricity and global motor quotient (P=0.017) the boys exhibiting the higher values, which means the better performances. We also verify that children who were not breastfed with breast milk, through feeding bottle with replacement milk, obtained higher mean values in all motor skills when compared to the ones who were breastfed with breast milk, and there is a statistically significant difference in the variable fine manipulation skills (P=0.024). Conclusions: Male children obtained better results in all motor skills, except for fine motricity, comparing with female children. Regarding breastfeeding, the children who were not breastfed with breast milk, show better results, mainly in Fine manipulation skills, which may be due to the previous need to handle the bottle on early age.