Browsing by Author "Costa, Carolina Duarte da"
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- A importância da classe de conjunto (coro) para o desenvolvimento de aptidões para a formação musicalPublication . Costa, Carolina Duarte da; Raimundo, José Filomeno Martins; Abrunhosa, Maria Adélia Gonçalves Martins deO presente relatório encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte expõe as atividades desenvolvidas ao longo da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino de Música – opção de Formação Musical e Música de Conjunto. As atividades foram realizadas na Academia de Música de Pereira, numa turma de primeiro grau de Formação Musical e numa turma de Coro do ensino básico. A segunda parte encontra-se dividida em duas secções: inicialmente foi efetuada uma pesquisa documental preliminar à investigação; seguida do desenvolvimento de uma investigação apoiada numa metodologia de natureza mista com o propósito de compreender as dissimilitudes da compreensão do ensino das disciplinas de Formação Musical e Classe de Conjunto – Coro por meio dos docentes e dos alunos, quer do Ensino Artístico Especializado quer do Ensino Geral. O estudo seguiu as seguintes questões de investigação orientadoras: a primeira: (i) A prática vocal capacita para o domínio da afinação quer na Formação Musical quer no Instrumento?; a segunda: (ii) O desenvolvimento das capacidades interpretativas deve fazer-se também a partir do texto musical?; a terceira: (iii) A prática vocal participa para o desenvolvimento artístico/musical holístico, entre outros, nos seguintes componentes: ritmo; harmonia; melodia?; e por fim: (iv) O repertório quer erudito quer popular, é uma realidade na atividade prática de conjunto (coro). Qual o seu contributo para a disciplina de Formação Musical? A investigação teve por base a análise do resultado dos inquéritos por questionário praticados a professores e alunos do Ensino Artístico Especializado e de Música do Ensino Geral. O questionário foi concebido tendo por base uma revisão de literatura prévia sobre o tema em análise. O facto de ter sido utilizado um questionário dirigido, em simultâneo, a professores e alunos permitiu confrontar a opinião desses dois tipos de inquiridos referentes às mesmas dimensões do processo de ensino-aprendizagem, possibilitando uma análise comparativa que se manifestou com grande utilidade para uma reflexão sobre aspetos pertinentes relativos à lecionação da disciplina de Formação Musical. Foi possível estabelecer correlações, assim como algumas divergências, particularmente acerca do material pedagógico utilizado nas aulas de Formação Musical e Coro, sobre o repertório musical utilizado em ambas as disciplinas e a relevância de cantar em conjunto para melhorar o processo de ensino-aprendizagem em Formação Musical. Os resultados auferidos podem motivar a modelos de pensamento e organização do ensino das disciplinas em análise.