Browsing by Author "Dias, Susana"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação do impacte de fogos florestais nos recursos hídricos subterrâneosPublication . Ferreira, João Paulo Lobo; Oliveira, Manuel Mendes; Novo, Maria Emília; Laranjeira, Isabel; Leitão, Teresa E.; Henriques, Maria José; Martinho, Nuno; Quinta-Nova, L.C.; Fernandez, Paulo; Lopes, Maria Helena; Paralta, Eduardo; Tujeira, Rui; Roque, Natália; Dias, Susana; Mestre, Susana Candeias; Freire, Márcia; Galhetas, Margarida; Gomes, Susana; Matos, Carlos; Gamboa, MiguelO presente trabalho corresponde ao relatório final do Projecto POCI/AGR/59180/2004 “Avaliação do Impacte de Fogos Florestais nos Recursos Hídricos Subterrâneos” e nele se avalia o impacto dos fogos no meio hídrico superficial e subterrâneo, considerando as alterações quantitativas no meio hídrico – escoamento superficial, recarga, evapotranspiração – e de qualidade. Na avaliação da alteração da qualidade das águas consideraram-se como fontes de contaminação os solos ardidos e as cinzas da matéria vegetal ardida, cuja caracterização foi realizada em ensaios de queima e de lixiviação. Os poluentes avaliados foram os elementos inorgânicos, os metais pesados e os hidrocarbonetos. Os trabalhos de campo visaram a caracterização das unidades florísticas das áreas ardidas, recolha de amostras para os ensaios de queima e lixiviação assim como a amostragem das águas superficiais e subterrâneas para a avaliação das alterações na sua qualidade e a evolução da poluição ao longo do tempo.
- Reflexão sobre uma experiência pedagógica interdisciplinar no ensino do desenho num curso de designPublication . Jorge, Susana; Dias, SusanaA função do desenho na metodologia projectual do designer tem merecido o interesse de vários autores. Nessas abordagens, está presente a afirmação de que o desenho é essencial no processo de investigação do design para o registo de diversas variantes e de várias soluções ao longo da metodologia projectual (Cross, 2007). As profundas alterações da natureza do Design provocadas pelo contexto histórico actual (Norman, 2011) justificam a pertinência de uma reflexão alargada em torno do papel do desenho nos cursos de design, adaptado a esta nova realidade. Este é um desafio colocado hoje às instituições de ensino e seus intervenientes, na organização de estruturas curriculares e métodos pedagógicos. Conceitos como colaboração ou design multidisciplinar, entre outros, têm sido debatidos como estratégias para o ensino do design (Heller and Talarico, 2011, pp. 82-85). Neste contexto, e enquanto docentes nas áreas do Desenho e do Design, importa-nos abordar as seguintes questões: - de que forma é possível enquadrar métodos do desenho ao ensino do design actual? - de que forma poderá o Desenho ser pensado enquanto prática interdisciplinar? - que contributos podem essas práticas trazer para o processo de ensino/aprendizagem? Com base nestas preocupações, desenvolveu-se um projecto interdisciplinar entre as unidades curriculares de Desenho e de Estética e Teoria do Design no Curso de Design Gráfico, na Instituição onde leccionamos. Neste artigo, apresentaremos os objectivos e o processo desenvolvido, assim como a análise e conclusões desta experiência pedagógica.
- Soluções sustentáveis para a valorização de produtos naturais e resíduos industriais de origem vegetalPublication . Henriques, Marta; Silva, Aida Moreira da; Veloso, Ana; Galhano, Cristina; Pintado, Cristina Santos; Delgado, F.M.G.; Ferreira, Fernanda; Seabra, Inês; Rodrigues, Ivo; Noronha, João; Castro, Luís; Paulo, Luísa; Goulão, Manuela; Barroca, Maria João; Moreira, Maria João; Pinheiro, Nazaré; Santos, Sandra; Dias, SusanaSOS Valor caracteriza extratos de folhas e flores de medronheiro (Arbutus unedo) e testa a sua capacidade de combater doenças neurológicas e efeito nematicida