Browsing by Author "Duarte, Ulisses de Jesus Costa"
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- Integração e inclusão escolar de alunos cabo-verdianos no 1ºCEB: estudo de caso num agrupamento de escolas da AmadoraPublication . Duarte, Ulisses de Jesus Costa; Martins, Ernesto CandeiasAssistimos, na Europa, a mudanças profundas que são resultado do fenómeno migratório. À escola colocam-se desafios de integração dos alunos, filhos de imigrantes, das minorias étnicas e luso-africanos perante a diversidade cultural. Situamo-nos no âmbito da pedagogia intercultural e diferenciada, que atenda aos direitos e necessidades educativas de todos os alunos, incluindo os das minorias imigrantes ou étnicas. Pretendemos saber quais as respostas às necessidades dos alunos do 1.º Ciclo Ensino Básico de origem cabo-verdiana num Agrupamento de Escolas do concelho de Amadora tido como um dos mais multiculturais da Europa e, ainda as práticas nele desenvolvidas que promovem a integração e/ou inclusão dos alunos imigrantes de origem Cabo-Verdianos. Trata-se de um estudo de teor misto (híbrido) de utilização em simultâneo de metodologias quantitativa e qualitativa, estruturado em várias fases: uma fase de recolha dados através de inquérito por questionário, observação direta e documental/participativa e entrevistas semiestruturadas e uma fase de tratamento de dados com análise de conteúdo e triangulação. Em termos empíricos, realizámos uma investigação de carácter mista, com recurso ao inquérito por questionário, entrevistas semiestruturadas e à análise documental. Estes instrumentos de recolha de dados foram aplicados a alunos do 1.º ao 4.º ano de escolaridade, das duas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas AEID, da Amadora, aos seus respetivos encarregados de educação, aos responsáveis educativos, aos professores titulares de turma e técnicos do GIPE. Os resultados confirmam a integração escolar desses alunos cabo-verdianos com apoio de medidas, envolvendo agentes educativos. Contudo, escasseiam projetos interculturais a nível do agrupamento como reforço da formação continua dos professores, considerados elementos fulcrais neste processo, e de outras práticas que promovam mais a inclusão desses alunos e maior participação das famílias. Os dados obtidos, através do inquérito, entrevista e observação permitiram-nos inferir que os alunos cabo-verdianos, em geral, se sentem integrados na escola, bem como na turma em que estão inseridos. Contudo, a análise dos resultados obtidos revelam que há necessidade de mais projetos sociais virados para a interculturalidade, bem como a retoma de formação contínua dos docentes, a nível da pedagogia diferenciada e educação inter e multicultural conforme os objetivos dos territórios educativos de intervenção prioritária (TEIP). Tendo em conta que o agrupamento é caracterizado por uma população diversificada em termos étnico culturais, é um meio propício para sensibilizar os elementos da comunidade educativa para a dinamização de práticas interculturais, propomos um plano de integração socioeducativo de tutorias de mediação intercultural neste âmbito. Consideramos importante a troca de experiências, pelo que propomos algumas atividades de intervenção educativa a serem realizadas nas turmas do 1º Ciclo pelos diretores de turmas no âmbito do projeto denominado “Interagir na diversidade”.
- Integração escolar dos alunos cabo-verdianos no 1.º ciclo ensino básico português: estudo de casoPublication . Martins, Ernesto; Duarte, Ulisses de Jesus CostaÀ escola portuguesa colocam-se desafios sobre integração de alunos, filhos de imigrantes luso-africanos. Situamo-nos no âmbito da pedagogia intercultural e diferenciada e escola inclusiva. O estudo averigua as medidas à integração e necessidades escolares dos alunos do 1º Ciclo Ensino Básico de origem cabo-verdiana dadas pelo Agrupamento de Escolas no interior do país. Definimos os seguintes objetivos: perceber se os alunos cabo-verdianos se sentem integrados na escola e turma do 1ºCiclo; identificar as principais dificuldades sentidas por esses alunos na integração e processo de aprendizagem; caracterizar a relação pedagógica e clima educativo de turma e a relação desses alunos cabo-verdianos com os seus pares. Escasseiam investigações com estes alunos, por isso o marco teórico de fundamentação assentou em estudos relacionados com a inter e multiculturalidade, educação e diversidade cultural nas escolas, pluralidade de identidades, a escola e as minorias, educação inclusiva, etc. Trata-se de um estudo de caso situacional, de metodologia qualitativa, que decorreu no 2º semestre/2018 e que utilizou como técnicas de coleta de dados: observação documental e participativa, entrevistas, focus grupo e notas de campo. Recorremos no tratamento de dados à análise de conteúdo e à triangulação. Os resultados confirmaram que há integração escolar dos alunos cabo-verdianos no ensino básico (turma e escola), havendo apoio dos professores e técnicos e, ainda algumas atividades que envolvem os agentes educativos. Contudo, escasseiam projetos interculturais a nível da Escola, que promovam mais a inclusão desses alunos com os seus pares, para uma melhor convivência educativa, assim como participação ativa das famílias.