Browsing by Author "Gaspar, Bruno Miguel Almeida Santos"
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- Comportamento de treinadores em contexto de treino – comparação ente judo regular e judo adaptadoPublication . Gaspar, Bruno Miguel Almeida Santos; Petrica, João Manuel Patrício Duarte; Batista, Marco Alexandre da SilvaNos últimos anos, a análise do ensino tem sido um assunto cada vez mais estudado e aprofundado de forma a perceber como vários comportamentos de ensino, são ou não, mais ou menos eficazes no contexto da aprendizagem dos praticantes de diversas modalidades desportivas, neste caso concreto, na modalidade de Judo. O reconhecimento da Pedagogia e método do Judo foi efetivado pela UNESCO. Efetivamente, a observação dos comportamentos do treinador, nos diversos momentos do treino, permite um estudo exaustivo da sua conduta pedagógica, sendo assim possível identificar as principais características e atributos que contribuem para a aprendizagem dos praticantes. Assim, esta investigação nasce da necessidade de caracterizar o comportamento do treinador na modalidade de Judo, tendo em conta que por existirem poucos estudos neste âmbito, a renovação de conhecimento neste tema é importante e deverá ser feita para que seja possível explicar e usar os melhores métodos/ferramentas para o ensino do Judo. Dado o enquadramento, a presente investigação, organizada de forma sequencial, propõe-se a dar uma resposta ao objetivo de verificar se os comportamentos dos treinadores são semelhantes ou distintos no decorrer do processo de treino, no contexto de Judo Regular e no de Judo Adaptado. Para o efeito, participaram no estudo 4 treinadores de diversas associações e clubes dos distritos de Aveiro, Guarda e Santarém. Ao nível dos treinos, cada um dos treinadores conduziu um treino de Judo Adaptado e um treino de Judo Regular em horários e locais distintos, perfazendo assim um somatório de 8 treinos a analisar (4 em cada contexto). Participaram na totalidade dos treinos dos dois contextos cerca de 138 atletas, dos quais 78 frequentaram os treinos do Judo Regular, e 60 os treinos do Judo Adaptado. Tendo em consideração os objetivos deste estudo, a fim de estudar a sua dimensão visível, isto é, do ponto de vista daquilo que é observável na condução do processo de ensino por parte dos treinadores, as sessões de treino foram gravadas em vídeo, para posterior observação. Priorizámos, deste modo, uma metodologia de carácter observacional de corte transversal, com natureza quantitativa e descritiva. No essencial, recorremos a dois sistemas de observação. Um primeiro, de forma sequencial, para analisar a Gestão do Tempo de Treino e um segundo, de forma multidimensional, para estudarmos os Comportamentos relativos às Principais Funções de Ensino, através do PROF./ULg. Os resultados obtidos, através da aplicação da estatística descritiva e inferencial, revelaram que não existiram diferenças significativas em nenhum dos comportamentos observados e analisados, o que nos leva a retirar como conclusão que os comportamentos dos treinadores são semelhantes independentemente do contexto. A presente investigação permitiu-nos ainda tipificar os treinadores, resultando daí que os valores observados, por comparação com os dados provenientes da principal bibliografia sobre a análise de comportamento para cada uma das categorias comportamentais dos diferentes sistemas utilizados, são muito aceitáveis relativamente às suas condutas no decorrer dos treinos, no Judo Adaptado ou no Judo Regular