Browsing by Author "Heitor, Ana Filipa de Matos"
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- Aprender para além da escola… à descoberta da matemática e das ciências nas plantas do horto de Amato LusitanoPublication . Heitor, Ana Filipa de Matos; Jorge, Fátima Regina Duarte Gouveia Fernandes; Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões daO presente Relatório de Estágio encontra-se organizado em duas grandes partes. Numa primeira parte apresenta-se, ainda que resumidamente, todo o trabalho exigido pela própria prática supervisionada: a caracterização do contexto educativo, as planificações semanais e as respetivas reflexões, bem como uma breve referência à prática supervisionada realizada na Educação Pré-Escolar com crianças de cinco/seis anos. Já a segunda parte, e reconhecida a importância do desenvolvimento de atividades em contextos não formais de educação na promoção de aprendizagens de âmbito curricular, é dedicada inteiramente ao nosso projeto de investigação, integrado no âmbito da própria prática supervisionada, e cujos objetivos passaram por: (i) conhecer as potencialidades do Horto de Amato Lusitano para o ensino da Matemática e das Ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como ponto de partida as diferentes espécies de plantas aí existentes; (ii) construir e avaliar atividades e recursos didáticos para a educação não formal no Horto de Amato Lusitano que articulem conteúdos e objetivos da área da Matemática e das Ciências; (iii) analisar em que medida a realização de atividades no Horto de Amato Lusitano e em sala de aula contribui para a aprendizagem da Matemática e das Ciências de alunos do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ao nível de conhecimentos, capacidades e atitudes. A concretização desta investigação e a análise dos resultados tornou mais do que evidente a pertinência da utilização dos espaços não formais de educação na promoção de experiências educativas enriquecedoras, significativas, desafiadoras, e verdadeiramente integradas, nomeadamente no âmbito da Matemática e das Ciências.
- Aprender para além da escola… explorar os cinco sentidos num contexto de educação não formal com alunos do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Paixão, Fátima; Jorge, Fátima; Taborda, Ana Raquel Quina; Heitor, Ana Filipa de MatosArticular a educação com os processos de formação dos indivíduos como cidadãos, ou articular a escola com a comunidade educativa de um território é uma demanda da sociedade atual. Esta perspetiva aponta que a educação não formal, entendida como aquela que ocorrendo fora da escola tem intenção de ensinar e de desenvolver aprendizagens mais relevantes, permite enquadrar as crianças e as suas aprendizagens no meio natural e social envolvente, favorece uma abordagem mais contextualizada do processo de ensino-aprendizagem e conduz à formação de cidadãos mais despertos para o mundo. O estudo que se apresenta, inserido na problemática da interação entre educação formal e não formal, desenvolvido com alunos de 2.º ano de escolaridade no âmbito da prática de ensino supervisionada, visou dar resposta à seguinte questão: De que forma a exploração do tema “os cinco sentidos”, no Horto de Amato Lusitano, através da realização de atividades de cariz prático, contribui para a aprendizagem das Ciências? Adotou-se uma metodologia de investigação-ação de índole qualitativa, implicando o uso de diversas técnicas de recolha de dados e a definição de categorias de análise. Da análise dos resultados sobressaem como conclusões que: os alunos compreenderam as potencialidades dos seus sentidos, apercebendo-se da importância para a sua vida; as aprendizagens foram bastante ricas e abrangentes, ao nível da aquisição de conceitos, do desenvolvimento de capacidades científicas e da componente afetiva e relacional.
- O lobo, a ovelha e a couve : do jogo em contexto não formal ao problema em sala de aulaPublication . Jorge, Fátima; Paixão, Fátima; Heitor, Ana Filipa de Matos; Taborda, Ana Raquel QuinaApresenta-se parte de um estudo, inserido na problemática da interação entre contextos de educação formal e não formal, desenvolvido com alunos de 2º ano de escolaridade no âmbito da prática de ensino supervisionada e que inclui como objetivo analisar em que medida envolver os alunos na realização de tarefas de natureza problemática, apresentadas de modo lúdico num contexto de educação não formal, se repercute na motivação para a realização de atividade matemática e na aprendizagem. Adotou-se uma metodologia de investigação-ação de índole qualitativa, implicando o uso de diversas técnicas de recolha de dados, a definição de categorias de análise e o recurso à triangulação metodológica como técnica de validação. A análise dos resultados evidenciou que o caráter lúdico que a tarefa assumiu contribuiu para o entusiamo e empenho com que os alunos se envolveram na sua resolução nos dois contextos. Sobressai ainda a compreensão das condições do problema, a verificação da adequação da estratégia usada e a promoção de capacidades de raciocínio e de resolução de problemas.
