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Advisor(s)
Abstract(s)
Apresenta-se parte de um estudo, inserido na problemática da interação entre contextos de educação formal e não formal, desenvolvido com alunos de 2º ano de escolaridade no âmbito da prática de ensino supervisionada e que inclui como objetivo analisar em que medida envolver os alunos na realização de tarefas de natureza problemática, apresentadas de modo lúdico num contexto de educação não formal, se repercute na motivação para a realização de atividade matemática e na aprendizagem. Adotou-se uma metodologia de investigação-ação de índole qualitativa, implicando o uso de diversas técnicas de recolha de dados, a definição de categorias de análise e o recurso à triangulação metodológica como técnica de validação. A análise dos resultados evidenciou que o caráter lúdico que a tarefa assumiu contribuiu para o entusiamo e empenho com que os alunos se envolveram na sua resolução nos dois contextos. Sobressai ainda a compreensão das condições do problema, a verificação da adequação da estratégia usada e a promoção de capacidades de raciocínio e de resolução de problemas.
Description
Keywords
 Educação básica   Contextos não formais   Tarefas matemáticas   Resolução de problemas   Jogo 
Pedagogical Context
Citation
JORGE, Fátima [et al.] (2015) - O lobo, a ovelha e a couve : do jogo em contexto não formal ao problema em sala de aula. In XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática, Évora, 28-29 de março : atas. Lisboa : APM-Associação de Professores de Matemática. p. 301-304.
Publisher
APM-Associação de Professores de Matemática
