Browsing by Author "Lopes, Ana Teresa Dias"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- O contributo da utilização do Skype para a melhoria das aprendizagens em contexto de educação pré-escolarPublication . Lopes, Ana Teresa Dias; Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraNo âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) desenvolveu-se o presente relatório de estágio, inserido no plano de estudos do 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, o qual se concretizou no âmbito da Educação Pré-Escolar. Pretende-se com o estudo realizado refletir e problematizar o contributo da utilização do Skype para a melhoria das aprendizagens em contexto de Educação Pré-Escolar. Possuindo uma maior importância a cada dia que passa, as tecnologias digitais estão cada vez mais presentes no dia a dia de todos, inclusive das crianças. Neste sentido, este estudo teve como objetivo promover a comunicação e intercâmbio entre crianças de duas salas de jardim de infância em diferentes contextos escolares através da aplicação digital Skype. O mesmo foi realizado no Jardim de Infância da Quinta das Violetas, no qual participaram 20 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, as quais interagiram com outras 20 crianças, com o mesmo intervalo de idades, da «Sala Amarela» do Jardim de Infância de S. Miguel, em Enxara do Bispo, do educador H. S.. Em termos metodológicos, optámos por uma abordagem de tipo investigação-ação, com recurso a vários instrumentos e técnicas de recolha de dados. A principal técnica incidiu na observação participante, com recurso a registo de imagens e notas de campo, tendo como participantes os grupos de crianças e os respetivos educadores de infância. Realizou-se, igualmente, a realização de inquéritos por questionários aos encarregados de educação e entrevistas semiestruturadas a três educadoras do JI da Quinta das Violetas de forma a ter conhecimento da sua opinião em relação à utilização das TIC e, neste caso, do Skype em contexto de Educação Pré-Escolar. A análise dos dados recolhidos revela um nível de participação ativa por parte das crianças quando realizadas atividades com recurso às TIC, sendo notório um clima de maior concentração e motivação. Tendo por base as entrevistas semiestruturadas realizadas às educadoras da instituição verifica-se que é conferida uma grande importância às TIC, pese embora exista ainda uma grande falha no que diz respeito à formação dos educadores/professores nesta área. Quanto aos inquéritos por questionário realizados verifica-se uma acentuada harmonia no que diz respeito à importância da utilização das TIC com crianças em idade pré-escolar e a importância que tem a interação entre crianças em contextos de educação pré-escolar diferentes.
- O contributo da utilização do Skype para a melhoria das aprendizagens em contexto de educação pré-escolarPublication . Lopes, Ana Teresa Dias; Gil, HenriqueA investigação realizada teve como objetivos refletir e problematizar o contributo do Skype numa melhoria das aprendizagens em contexto de Educação Pré-Escolar. Assumindo uma importância cada vez maior, as tecnologias digitais estão, cada vez, mais presentes na vida quotidiana de todos, inclusive das crianças. Neste sentido, esta investigação teve como objetivo promover a comunicação e intercâmbio entre crianças de duas salas de jardim de infância em diferentes contextos pré-escolares através da aplicação Skype no sentido de se melhorarem as respetivas aprendizagens. Esta investigação realizou-se no Jardim de Infância da Quinta das Violetas, em Castelo Branco, no qual participaram 20 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, as quais interagiram com outras 20 crianças, com o mesmo intervalo de idades, do Jardim de Infância de S. Miguel, em Enxara do Bispo. Em termos metodológicos, optou-se por uma abordagem de tipo investigação-ação. A observação participante constituiu a técnica principal, com recurso a registo de imagens e notas de campo. Os participantes da investigação foram: a própria investigadora, os grupos de crianças, e respetivos educadores de infância das duas salas intervenientes. Realizaram-se, também, inquéritos por questionário aos encarregados de educação e inquéritos por entrevista a duas educadoras da instituição que não participaram na investigação. A análise dos dados revela um nível de participação ativa das crianças em atividades que envolvem as TIC notando-se um clima de maior motivação, de acordo com os registos vídeo e das notas de campo. Quanto às entrevistas realizadas às educadoras de infância, após a análise de conteúdo, é dada grande importância às TIC, porém verifica-se a existência de uma falha quanto à formação dos docentes nesta área. Em relação aos inquéritos por questionário, aplicados aos encarregados de educação, verifica-se que, em termos globais, a utilização das TIC em contexto educativo (Educação Pré-Escolar), é vista como um aspeto positivo. Apesar do sentimento dos inquiridos ser consensual em encontrar vantagens nas TIC, as suas opiniões não demonstram ser fortemente claras e objetivas no que toca a uma adoção mais sistemática e regular das TIC em contexto de jardim de infância.
- “Eu uso, logo tenho saúde” Avaliação da acessibilidade do SNS 24 junto dos idososPublication . Mendes, Adriana; Lopes, Ana Teresa Dias; Antunes, Isabel; Gil, HenriqueVivemos numa sociedade cada vez mais envelhecida e onde a percentagem de idosos tem vindo a aumentar ao longo dos últimos anos. A sociedade atual é cada vez mais mediada por tecnologia, o que coloca desafios mais exigentes à população idosa que possui uma reduzida literacia digital. Este é um grupo etário que sofre algumas desigualdades, sendo o acesso às tecnologias digitais ainda uma realidade que não se aplica à generalidade deste grupo. Este artigo pretende analisar alguns conceitos e relacioná-los, tendo como objetivo perceber a acessibilidade da aplicação SNS 24 ao público-alvo dos idosos, partindo da análise de dados recolhidos junto de uma pequena amostra de cidadãos com 65 e mais anos, através de entrevistas realizadas a 5 pessoas idosas, sendo este um estudo de caráter exploratório, que teve como constrangimentos o confinamento pandémico. Desta forma, foi possível verificar que a aplicação SNS 24 poderá ser de extrema importância para o dia-a-dia dos idosos, possibilitando uma maior autonomização e empoderamento, através da aproximação aos serviços de saúde. Contudo, para que esta seja uma aplicação inclusiva e adequada a todas as faixas etárias, é necessário proceder a algumas reformulações, atendendo às necessidades que foram levantadas com este estudo, nomeadamente no que diz respeito ao registo e ao tamanho das letras/fontes da aplicação.
- Skype : ferramenta digital colaborativa em contexto de Educação Pré-EscolarPublication . Gil, Henrique; Lopes, Ana Teresa DiasA investigação foi realizada na Prática Supervisonada em Educação Pré-Escolar, tendo-se utiliza¬do o Skype com o objetivo de se promover um contexto de aprendizagem colaborativo entre dois Jardins de Infância
- O Skype na promoção do trabalho colaborativo entre diferentes contextos de educação pré-escolarPublication . Lopes, Ana Teresa Dias; Gil, HenriqueA investigação realizada teve como objetivos refletir e problematizar o contributo do Skype numa melhoria das aprendizagens em contexto de Educação Pré-Escolar. Assumindo uma importância cada vez maior, as tecnologias digitais estão, cada vez, mais presentes na vida quotidiana de todos, inclusive das crianças. Neste sentido, esta investigação teve como objetivo promover a comunicação e intercâmbio entre crianças de duas salas de jardim de infância em diferentes contextos pré-escolares através da aplicação Skype no sentido de se melhorarem as respetivas aprendizagens. Esta investigação realizou-se no Jardim de Infância da Quinta das Violetas, em Castelo Branco, no qual participaram 20 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, as quais interagiram com outras 20 crianças, com o mesmo intervalo de idades, do Jardim de Infância de S. Miguel, em Enxara do Bispo. Em termos metodológicos, optou-se por uma abordagem de tipo investigação-ação. A observação participante constituiu a técnica principal, com recurso a registo de imagens e notas de campo. Os participantes da investigação foram: a própria investigadora, os grupos de crianças, e respetivos educadores de infância das duas salas intervenientes. Realizaram-se, também, inquéritos por questionário aos encarregados de educação e inquéritos por entrevista a duas educadoras da instituição que não participaram na investigação. A análise dos dados revela um nível de participação ativa das crianças em atividades que envolvem as TIC notando-se um clima de maior motivação, de acordo com os registos vídeo e das notas de campo. Quanto às entrevistas realizadas às educadoras de infância, após a análise de conteúdo, é dada grande importância às TIC, porém verifica-se a existência de uma falha quanto à formação dos docentes nesta área. Em relação aos inquéritos por questionário, aplicados aos encarregados de educação, verifica-se que, em termos globais, a utilização das TIC em contexto educativo, é vista como um aspeto positivo
