Browsing by Author "Louro, Ana Isabel Carmona Pereira"
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- Balanced scorecard, modelo de excelência EFQM e common assessment framework, como instrumentos integrados de gestão de qualidade nos serviços públicosPublication . Louro, Ana Isabel Carmona PereiraVários autores têm-se debruçado sobre o conceito de qualidade nos serviços, como um instrumento que visa promulgar a eficácia e eficiência desses mesmos serviços. A aplicação de instrumentos de gestão privada no seio da Administração Pública preconiza a introdução de uma nova gestão pública, atenta à qualidade, à auto-avaliação e por conseguinte à promoção da mudança nos serviços. Neste âmbito, a aplicação coordenada do Balanced Scorecard (BSC), do modelo de Excelência da European Foundation for Quality Managemen (EFQM) e da Common Assessement Framework (CAF),que poderá ser uma estratégia a que os organismos públicos podem recorrer para promoverem a melhoria contínua. Com base no enquadramento teórico elaborado na revisão de literatura, o objectivo deste estudo pressupõe a definição e análise de uma estrutura integrada, BSC-CAF, que permite efectuar uma aplicação conjunta destas ferramentas. Constatou-se que o emprego em simultâneo das ferramentas enunciadas, permite fomentar a criatividade e a gestão dos recursos de que as organizações dispõem, de modo a melhorar o seu desempenho organizacional.
- A common assessment framework como instrumento de inovação nos serviços públicosPublication . Louro, Ana Isabel Carmona Pereira; Silva, Maria JoséSeveral authors have been working on the concept of innovation in services as a tool that aims to bring the efficiency and effectiveness of those services. The application of management tools within the private government advocates the introduction of a new public management, given the quality, the self-assessment and therefore the promotion of innovation in services. In this context, the Common Assessment Framework (CAF) emmerges as a tool for self-assessment, based on the model of excellence of the European Foundation for Quality Management (EFQM), which the public sector can use to promote continuous improvement and therefore innovation in their services. Based on the theoretical framework developed in the literature review, this study assumes an analysis of surrounding the CAF, and if that in itself will have an influence to advocate for innovation in services, thus assuming a tool for scholars and public institutions to help themselves to improve their knowledge and organizational performance.
- A conformidade e a fiabilidade da informação contabilística nas instituições de ensino superior portuguêsPublication . Louro, Ana Isabel Carmona PereiraA modernização da Administração Pública tem vindo ao longo dos anos a empreender programas de reforma e modernização administrativa, nos quais a implementação de novos sistemas contabilísticos, que coadunem o controlo do cumprimento da legalidade, o controlo orçamental, financeiro e patrimonial, bem como o controlo do cálculo e análise dos custos e proveitos por produto, serviço ou actividade, têm vindo a despoletar. Nesse âmbito, surge o Plano Oficial de Contabilidade para o Sector da Educação. Com esta dissertação, subordinada ao tema “A Conformidade e Fiabilidade da Informação Contabilística nas Instituições de Ensino Superior Português”, pretende-se aferir de que forma está a ser feita a implementação do Plano Oficial de Contabilidade para o Sector da Educação, através da análise à prestação de contas das instituições de ensino superior, se está a ser feita de acordo com as directrizes emanadas pelo Tribunal de Contas, e ao mesmo tempo, seguindo o preceituado no plano atrás referenciado. Especificamente, pretende-se verificar se existem diferenças significativas nos grandes grupos delineados: Universidades, Institutos Politécnicos, Serviços de Acção Social e Escolas não Integradas, e nas áreas por cada um ministradas. A metodologia adoptada foi a de um estudo de caso, através da análise directa das diversas contas de gerência do ano 2004, das Universidades, Institutos Politécnicos, Serviços de Acção Social, Escolas não Integradas e Outros.
- Implementação de sistema de gestão documental como veículo simplificador de processos e promotor da qualidade na formação de profissionais de saúdePublication . Louro, Ana Isabel Carmona Pereira; Lourenço, LuísVários autores têm-se debruçado sobre o conceito de qualidade nos serviços, como um instrumento que visa promulgar a eficácia e eficiência desses mesmos serviços. A aplicação de instrumentos de gestão privada no seio da Administração Pública preconiza a introdução de uma nova gestão pública, atenta à qualidade, à simplificação de processos e por conseguinte à promoção da mudança nos serviços. Neste âmbito, a implementação de projectos que visem a simplificação de processos, constitui uma estratégia de que as organizações se podem recorrer para promoverem a melhoria contínua. Com base no enquadramento teórico elaborado na revisão de literatura, o objectivo deste estudo passa pela definição e análise de um sistema de gestão documental. Após a sua validação, este sistema poderá por um lado, constituir um mecanismo simplificador de processos, e por outro, ser um instrumento que irá fortalecer e contribuir para a qualidade dos profissionais de saúde que a instituição forma. E isto é extremamente importante uma vez que a educação tem um papel preponderante na transformação da sociedade (Morrow e Torres, 1997; Tedesco, 1999; Teodoro, 1994).