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Advisor(s)
Abstract(s)
A modernização da Administração Pública tem vindo ao longo dos anos a empreender programas de
reforma e modernização administrativa, nos quais a implementação de novos sistemas contabilísticos,
que coadunem o controlo do cumprimento da legalidade, o controlo orçamental, financeiro e
patrimonial, bem como o controlo do cálculo e análise dos custos e proveitos por produto, serviço ou
actividade, têm vindo a despoletar. Nesse âmbito, surge o Plano Oficial de Contabilidade para o Sector
da Educação.
Com esta dissertação, subordinada ao tema “A Conformidade e Fiabilidade da Informação
Contabilística nas Instituições de Ensino Superior Português”, pretende-se aferir de que forma está a
ser feita a implementação do Plano Oficial de Contabilidade para o Sector da Educação, através da
análise à prestação de contas das instituições de ensino superior, se está a ser feita de acordo com as
directrizes emanadas pelo Tribunal de Contas, e ao mesmo tempo, seguindo o preceituado no plano
atrás referenciado. Especificamente, pretende-se verificar se existem diferenças significativas nos
grandes grupos delineados: Universidades, Institutos Politécnicos, Serviços de Acção Social e Escolas
não Integradas, e nas áreas por cada um ministradas.
A metodologia adoptada foi a de um estudo de caso, através da análise directa das diversas contas de gerência do ano 2004, das Universidades, Institutos Politécnicos, Serviços de Acção Social, Escolas não Integradas e Outros.
Description
Dissertação de Mestrado em Administração Pública Especialização em Gestão Pública
Keywords
Demonstrações financeiras Informação contabilística Fiabilidade Conformidade Plano oficial de contabilidade para o sector da educação
Pedagogical Context
Citation
LOURO, Ana Isabel Carmona Pereira - A conformidade e a fiabilidade da informação contabilística nas instituições de ensino superior português. Braga:Universidade do Minho, 2007