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Advisor(s)
Abstract(s)
Vários autores têm-se debruçado sobre o conceito de qualidade nos serviços, como um instrumento
que visa promulgar a eficácia e eficiência desses mesmos serviços. A aplicação de instrumentos de
gestão privada no seio da Administração Pública preconiza a introdução de uma nova gestão pública,
atenta à qualidade, à auto-avaliação e por conseguinte à promoção da mudança nos serviços. Neste
âmbito, a aplicação coordenada do Balanced Scorecard (BSC), do modelo de Excelência da European
Foundation for Quality Managemen (EFQM) e da Common Assessement Framework (CAF),que poderá
ser uma estratégia a que os organismos públicos podem recorrer para promoverem a melhoria
contínua.
Com base no enquadramento teórico elaborado na revisão de literatura, o objectivo deste estudo
pressupõe a definição e análise de uma estrutura integrada, BSC-CAF, que permite efectuar uma
aplicação conjunta destas ferramentas. Constatou-se que o emprego em simultâneo das ferramentas
enunciadas, permite fomentar a criatividade e a gestão dos recursos de que as organizações dispõem,
de modo a melhorar o seu desempenho organizacional.
Description
Keywords
Qualidade Balanced scorecard Modelo de excelência EFQM Moldura comum de avaliação