Browsing by Author "Machado, Beatriz Martins"
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- O contributo do Assistente Social na inclusão social de utentes de IPSS com deficiência intelectual e desenvolvimental : um estudo de casoPublication . Machado, Beatriz Martins; Pereira, Cristina Maria Gonçalves; Vieira, Sandra Regina Alexandre FerreiraO estudo apresentado constitui o projeto final do mestrado de Educação Especial - domínio Cognitivo e Motor e baseia-se numa análise reflexiva sobre o contributo do Assistente Social na inclusão de utentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social com Deficiência Intelectual e Desenvolvimental na sociedade. Na revisão de literatura aprofundou-se com maior destaque a designação de Deficiência Intelectual e Desenvolvimental (DID), identificando-se os direitos e os desafios que se colocam à inclusão social de indivíduos com DID. Evidenciaram-se as políticas sociais, realçando o papel do Assistente Social na inclusão social destes cidadãos, procurando definir os principais conceitos associados as competências e funções do assistente social, sistematizar as metodologias e identificar boas práticas de intervenção deste profissional. O modelo concetual que suporta a análise efetuada assenta no modelo bioecológico de Bronfenbrenner. A realização do estudo decorreu junto de profissionais e utentes de duas instituições do distrito de Castelo Branco, com respostas sociais para pessoas com deficiência, tendo como guia orientador a seguinte questão: Qual o contributo do assistente social para a inclusão social de pessoas com Deficiência Intelectual e Desenvolvimental, utentes de IPSS do distrito de Castelo Branco? Com o objetivo de dar resposta a esta questão, houve a necessidade de compreender o contributo do Assistente Social na vida destes cidadãos, através do trabalho que estes profissionais realizam a partir de instituições da Economia Social, com estatuto de IPSS, explorando as atividades desenvolvidas em prol da inclusão social dos indivíduos com DID. Paralelamente, considerámos pertinente perceber, junto dos utentes, a importância que atribuem ao trabalho realizado por estes profissionais com o objetivo de os incluir no contexto das redes sociais e garantir-lhes, assim, uma vida com maior autonomia, segurança e participação cidadã. Consideramos ainda importante compreender de que forma se operacionaliza a articulação entre os diferentes técnicos das instituições de forma a garantir uma intervenção mais eficaz, bem como identificar a teia de relações que as IPSS estabelecem com o contexto envolvente, nomeadamente com as autarquias e outros organismos sociais, de saúde, educativos e culturais, com o objetivo de promover a inclusão social dos indivíduos com DID. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, de natureza descritiva, com recurso as entrevistas semiestruturadas que foram aplicadas às Assistentes Sociais, a utentes e a profissionais de outras áreas (psicóloga e terapeuta da fala) das instituições selecionadas para o efeito. Como resultado da investigação constatamos que a prática do Assistente Social (AS) se efetiva como uma profissão de intervenção direta e muito próxima dos utentes. O AS assume o papel de mediador, nomeadamente junto da família dos utentes, facilitador, promotor de competências individuais e sociais, bem como de conselheiro dos jovens inseridos nestas IPSS, podendo caracterizá-lo como o profissional das relações. O trabalho interdisciplinar aparece, no discurso das AS e das outras profissionais entrevistadas, como uma condição fundamental para a eficaz resolução dos casos, pelo que têm a preocupação de articular a sua intervenção com os profissionais de outras áreas que colaboram na instituição.
- Impact of the expressia platform on a child with autism spectrum disorder: Case studyPublication . Amaral, Ana; Machado, Beatriz Martins; Có, Filipe; Gil, HenriqueThis research work has as its theme the Impact of the Expressia platform on a Child with Autism Disorder. More and more importance has been given to intervention using technological support tools for children with Autism Spectrum Disorder (AEP). With this work, it is intended to contribute to the reinforcement of intervention intervention using the Expressia tool in the (AEP).. The methodological part of this work is directed towards observation, study, description and finding solutions for the case of Orlanda (fictitious name) a 9-year-old child with(AEP)., while using the Expressia tool. The work developed here intends to collaborate for a better reflection on the use of Expressia in children with(AEP)., so that each time more adequate and effective functions are achieved. Thus, and considering what was observed during the intervention, it can be mentioned that the use of this tool, in this student, improved her communication and learning skills.