Browsing by Author "Marques, Adelina Maria dos Santos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A ansiedade nos estudantes de música : o caso dos estudantes de cordas friccionadas que integram e são provenientes de escolas com os regimes articulado ou supletivoPublication . Marques, Adelina Maria dos Santos; Pereira, Cristina Maria Gonçalves; Vasconcelos, Nuno RochaO presente Relatório de Estágio é constituído por duas partes, sendo que, na primeira parte, consta a atividade da Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo 2021/2022 no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, em Faro. A segunda parte abrange o projeto de investigação intitulado ‘’A ansiedade nos estudantes de música: o caso dos estudantes de cordas friccionadas que integram e são provenientes de escolas com os regimes articulado ou supletivo’’. A metodologia de suporte ao estudo empírico é de natureza descritiva apoiando-se nos dados recolhidos em dois inquéritos por questionário. A amostra escolhida para este estudo foram os estudantes de música de cordas friccionadas do 12º ano de escolaridade e do 1º ano de Licenciatura que integravam e eram provenientes, respetivamente, de escolas de música com regimes articulado ou supletivo. Este estudo teve como objetivo geral: analisar, numa perspetiva comparativa, a perceção dos estudantes de música, mais especificamente dos estudantes do 12º ano de escolaridade e do 1º ano de Licenciatura, sobre a vivência da ansiedade durante o seu percurso académico. Decorrente do objetivo geral, identificámos os seguintes objetivos específicos: identificar os fatores desencadeadores de ansiedade; identificar os sintomas associados às situações de ansiedade; identificar as estratégias de coping que utilizam para lidar com a ansiedade; identificar as suas expetativas académicas e profissionais. A análise das respostas obtidas nos questionários permitiu-nos dar resposta aos objetivos delineados, organizando-se como um contributo à reflexão sobre a temática para estudantes, pais, professores e instituições de ensino. Destacando alguns resultados, verificou-se uma prevalência elevada de ansiedade, tanto nos alunos de 12º ano como nos alunos de 1º ano de Licenciatura, com estes últimos a relatarem sentir ansiedade com mais frequência. Como sintomas predominantes em ambas as amostras destacaram-se o medo e pânico, juntamente com a apreensão e tristeza, nos alunos do 1º ano de Licenciatura. Quanto à identificação dos fatores desencadeadores de ansiedade, verificou-se, em ambas as amostras, uma grande preocupação com as provas e exames escolares, onde se incluíram também as provas finais de curso. Os alunos de 12º ano sentiram também preocupação com a sua capacidade de adaptação ao Ensino Superior e com questões sobre o futuro emprego; os alunos do 1º ano de Licenciatura, com a competição entre colegas do mesmo instrumento e provas exteriores à escola (como são exemplo as provas de orquestra e concursos).
