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A ansiedade nos estudantes de música : o caso dos estudantes de cordas friccionadas que integram e são provenientes de escolas com os regimes articulado ou supletivo

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Abstract(s)

O presente Relatório de Estágio é constituído por duas partes, sendo que, na primeira parte, consta a atividade da Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo 2021/2022 no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, em Faro. A segunda parte abrange o projeto de investigação intitulado ‘’A ansiedade nos estudantes de música: o caso dos estudantes de cordas friccionadas que integram e são provenientes de escolas com os regimes articulado ou supletivo’’. A metodologia de suporte ao estudo empírico é de natureza descritiva apoiando-se nos dados recolhidos em dois inquéritos por questionário. A amostra escolhida para este estudo foram os estudantes de música de cordas friccionadas do 12º ano de escolaridade e do 1º ano de Licenciatura que integravam e eram provenientes, respetivamente, de escolas de música com regimes articulado ou supletivo. Este estudo teve como objetivo geral: analisar, numa perspetiva comparativa, a perceção dos estudantes de música, mais especificamente dos estudantes do 12º ano de escolaridade e do 1º ano de Licenciatura, sobre a vivência da ansiedade durante o seu percurso académico. Decorrente do objetivo geral, identificámos os seguintes objetivos específicos: identificar os fatores desencadeadores de ansiedade; identificar os sintomas associados às situações de ansiedade; identificar as estratégias de coping que utilizam para lidar com a ansiedade; identificar as suas expetativas académicas e profissionais. A análise das respostas obtidas nos questionários permitiu-nos dar resposta aos objetivos delineados, organizando-se como um contributo à reflexão sobre a temática para estudantes, pais, professores e instituições de ensino. Destacando alguns resultados, verificou-se uma prevalência elevada de ansiedade, tanto nos alunos de 12º ano como nos alunos de 1º ano de Licenciatura, com estes últimos a relatarem sentir ansiedade com mais frequência. Como sintomas predominantes em ambas as amostras destacaram-se o medo e pânico, juntamente com a apreensão e tristeza, nos alunos do 1º ano de Licenciatura. Quanto à identificação dos fatores desencadeadores de ansiedade, verificou-se, em ambas as amostras, uma grande preocupação com as provas e exames escolares, onde se incluíram também as provas finais de curso. Os alunos de 12º ano sentiram também preocupação com a sua capacidade de adaptação ao Ensino Superior e com questões sobre o futuro emprego; os alunos do 1º ano de Licenciatura, com a competição entre colegas do mesmo instrumento e provas exteriores à escola (como são exemplo as provas de orquestra e concursos).
Abstract: This Internship Report consists of two parts. The first part describes the activities of the Supervised Teaching Practice carried out during the academic year 2021/2022 at the Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, located in Faro. The second part encompasses the research project titled "Anxiety in music students: the case of string instrument students from schools with articulated or supplementary programs." The methodology supporting the empirical study is descriptive in nature, relying on data collected from two questionnaire surveys. The study's chosen sample comprises students specializing in string instruments in the 12th grade of secondary education and those in their first year of undergraduate studies, hailing respectively from schools with articulated or supplementary programs. The overarching objective of this study was to comparatively analyze the perception of anxiety in music students, specifically those in the 12th grade of Secondary Education and the 1st year of undergraduate studies, regarding their academic journey. Derived from the general objective, the following specific objectives were identified: identifying the triggers of anxiety, recognizing symptoms associated with anxious situations, identifying coping strategies used to deal with anxiety, and determining their academic and professional expectations. The analysis of responses obtained from the questionnaires enabled us to address the outlined objectives, contributing to the discourse on this topic for students, parents, teachers, and educational institutions.Highlighting some results, a high prevalence of anxiety was observed in both 12th-grade students and 1st-year undergraduate students, with the latter reporting experiencing anxiety more frequently. Predominant symptoms in both samples included fear, panic, apprehension, and sadness, particularly among 1st-year undergraduate students. Regarding the identification of anxiety triggers, both samples exhibited significant concerns about school exams, including final exams. 12th-grade students also expressed concerns about their ability to adapt to Higher Education and issues related to future employment, while 1st-year undergraduate students mentioned competition among peers playing the same instrument and external events such as orchestra auditions and competitions.

Description

Keywords

Ansiedade Saúde mental Estudantes de música Ensino secundário Ensino superior Anxiety Mental health Students of music Secondary education Higher education

Pedagogical Context

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