Browsing by Author "Martins, Mariana Sofia Guerreiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Iniciação na guitarra portuguesa. Criação de um manual de apoio ao ensino da guitarra portuguesa dos 5 aos 10 anosPublication . Martins, Mariana Sofia Guerreiro; Castelo, Custódio Filipe Fidalgo do; Lourenço, Gonçalo Nuno Moreno Risso DamásioO presente relatório de estágio apresenta a prática docente no âmbito da realização da Prática de Ensino Supervisionada bem como o trabalho de investigação integrado no Mestrado em Ensino da Música, vertente de Instrumento e Classe de Conjunto – opção Guitarra Portuguesa – da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. A primeira parte da apresentação será relativa à Prática de Ensino Supervisionada que decorreu no estabelecimento de ensino Conservatório de Música de Loulé Francisco Rosado. Neste capítulo será descrita a prática desenvolvida no período letivo de 2022/2023, no qual foi acompanhado o processo de aprendizagem de um aluno de guitarra portuguesa, individualmente, e uma classe de conjunto de instrumentos de cordas dedilhadas – quatro guitarras clássicas e uma guitarra portuguesa. Serão também apresentados documentos estruturantes das disciplinas de Guitarra Portuguesa e Classe de Conjunto em vigor no conservatório à data. Por fim, será realizada uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido durante a prática de ensino. A segunda parte centra-se no projeto de investigação, que tem como objetivo a realização de um manual didático dedicado ao ensino da guitarra portuguesa na faixa etária dos 5 aos 10 anos, equivalente ao ensino primário. Este segundo capítulo encontra-se dividido em cinco partes, as quais considerámos fundamentais para a finalidade do projeto. Numa primeira fase apresentamos a pesquisa bibliográfica relevante para o ensino da guitarra portuguesa. Seguidamente foi realizado um levantamento dos estabelecimentos de ensino oficial com a opção de guitarra portuguesa na oferta formativa. Deste ponto, surge a terceira parte, referente aos resultados de um inquérito por questionário realizado a docentes do instrumento em questão. A quarta parte apresenta uma análise da observação direta realizada pela mestranda em contexto de docência. A quinta e última parte é o culminar deste projeto, com o desenvolvimento e criação de um manual de apoio ao ensino da guitarra portuguesa para crianças entre os 5 e os 10 anos.