Browsing by Author "Martins, Rita Alexandra Dias Xavier Farromba Ribeiro"
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- Expressão gráfica com suporte digital e analógico na Educação Pré-Escolar: Contributos para o desenvolvimento das competências gráficas e expressivas na Educação Pré-escolarPublication . Martins, Rita Alexandra Dias Xavier Farromba Ribeiro; Pereira, Cristina Maria Gonçalves; Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB lecionado na ESECB, elaborou-se o presente Relatório de Estágio que decorre da apresentação e reflexão sobre a Prática Supervisionada na Educação Pré-Escolar. Faz parte integrante deste Relatório uma investigação-ação relativa ao desenho infantil em suporte digital e em suporte analógico desenvolvida nesse contexto, junto de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. O seu objetivo central é compreender o contributo dos dois tipos de suporte para o desenvolvimento das competências gráficas e expressivas em crianças que frequentam a educação pré-escolar. O interesse por esta temática surgiu do facto das TIC estarem cada vez mais presentes na vida das crianças, sendo importante compreender como estas ferramentas podem promover competências expressivas e grafo-motoras, para além de proporcionarem experiências lúdicas e prazerosas. A metodologia que suportou a realização do estudo foi a investigação-ação, tratando-se de um estudo de cariz qualitativo, sendo usadas como técnicas de recolha de dados a observação participante, as notas de campo, gravações áudio, fotografias, as entrevistas semiestruturas à orientadora cooperante e às restantes educadoras de apoio, os inquéritos por questionário aos encarregados de educação. As atividades de implementação da expressão gráfica com recurso ao suporte digital bem como ao suporte analógico decorreram em três sessões de intervenção em contexto educativo numa sala de crianças dos 3 aos 5 anos. Através da análise dos dados recolhidos e da sua triangulação foi possível evidenciar que as crianças desenvolveram competências de expressão gráfica tendo descoberto as potencialidades das ferramentas digitais associadas a essa atividade. As potencialidades de cada suporte foram realçadas durante toda a PSEPE e sempre que se realizava este tipo de atividades, no final as crianças demonstraram uma maior abertura para o desenho digital pois perceberam que este tinha muito mais potencialidades do que aquelas que conheciam. O fato de pedirem para enviar para os pais ou para imprimir, demonstrou algumas destas potencialidades. Os dados obtidos através das entrevistas semiestruturadas às três educadoras de infância do jardim de infância permitiram compreender a forma como encaram as atividades de expressão gráfica em formato analógico, bem como a utilização das TIC como recurso pedagógico. Podemos também compreender a importância que cada uma dá ao desenho e qual a intenção com que realizam esta atividade tão enriquecedora para as crianças. De acordo com os dados obtidos através dos inquéritos por questionário realizados aos encarregados de educação, podemos conhecer os hábitos que as crianças têm na utilização do computador, bem como as suas motivações e os seus interesses relativamente aos desenhos digitais e aos desenhos analógicos quando estão fora do ambiente escolar, ou seja, nas suas casas. O presente Relatório de Estágio e a investigação constituem o culminar de uma etapa muito importante e repleta de aprendizagens, experiências, e autorreflexão que me permitiu estabelecer uma relação entre a teoria e a prática.
- Suporte analógico e suporte digital na expressão gráfica: Contributos de uma investigação em Educação Pré-EscolarPublication . Martins, Rita Alexandra Dias Xavier Farromba Ribeiro; Gil, Henrique; Pereira, CristinaCada vez mais as Tecnologias de Informação e Comunicação estão presentes na vida das crianças, sendo importante compreender como estas ferramentas podem promover competências expressivas e grafo-motoras, para além de proporcionarem experiências lúdicas e prazerosas. Desta forma, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico elaborou-se um relatório de estágio que decorre da apresentação e reflexão sobre a Prática Supervisionada na Educação Pré-Escolar (PSEPE). Fez parte integrante desse relatório uma investigação-ação relativa ao desenho infantil em suporte digital e analógico, desenvolvida com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Como referido, a metodologia de suporte à realização do estudo foi a investigação-ação, tratando-se de um estudo de cariz qualitativo, sendo usadas como técnicas de recolha de dados a observação participante, as notas de campo, fotografias, entrevistas semiestruturas à orientadora cooperante e às restantes educadoras de apoio e inquéritos por questionário aos encarregados de educação.
